Na celebração dos 63 anos da capital, cerca de 2 mil corredores acordaram cedo e participaram da Maratona Brasília 2023. Repleto de música, atividade ao ar livre e animação, o clima de festa tomou conta do Eixo Monumental e a população se divertiu no feriado. Empolgados, os patrocinadores comemoram o evento que foi um sucesso. A disputa teve quatro provas para atender desde atletas amadores até profissionais com percursos de 42km (solo ou revezamento), 10km e 5km.
- Maratona Brasília: confira os melhores momentos em imagens
- Confira a lista de vencedores da Maratona Brasília 2023
Presidente do conselho do Atacadão Dia a Dia, Branco Amaral comenta que estar na Maratona Brasília por si só já traz grande visibilidade, pois o evento é uma corrida de rua que faz parte da história dos brasilienses. "Ficamos empolgados com a animação dos corredores, alguns estavam a postos desde as 6h da manhã de um feriado, especialmente as pessoas que tiveram a oportunidade de correr maratonas passadas. Em um momento onde o mundo pede mais conexão, ações que motivam a saúde e o lado social são essenciais. Sem sombra de dúvidas, atendeu as expectativas e impactou a todo o público positivamente", destaca.
Diretora pedagógica no Colégio Sigma, Naty Rocha avalia que a escola forma cidadãos globais e tem muito orgulho de ser brasiliense. "Quando falamos em educação integral, o esporte é uma vertente muito importante. Ficamos honrados em participar do retorno da Maratona e comemorarmos juntos o aniversário de Brasília. Estimulamos o esporte para toda a nossa comunidade escolar: estudantes, famílias e nossos colaboradores.", comenta a educadora, complementando sobre a importância da prática de atividades físicas.
Coordenador de marketing e logística da La Priori Água, produtora de bebidas, Marcos Rodrigues destaca a felicidade e a hora da empresa de ter participado como apoiadores de um evento tão tradicional e importante como a Maratona Brasília. "O fato de sermos uma marca tradicional da cidade e nossa ligação histórica com seu povo faz da nossa participação nesse evento um fator de grande satisfação para a empresa. Nosso time de colaboradores e parceiros que participaram elogiaram bastante a organização e o sucesso do evento", ressalta.
Para a gerente de marketing institucional da Brasal, Laissa Alvim, todo aniversário de Brasília é muito significativo para a empresa, que está diretamente ligada à construção da capital federal. "Estarmos entre os apoiadores da Maratona que nos possibilitou festejar a nossa cidade sede e reunir 100 colegas de várias empresas Brasal. Celebramos Brasília vibrando com o resultado de cada um de nossos amigos", destaca.
Além do Atacadão Dia a Dia, do Colégio Sigma, da La Priori e da Brasal, a cafeteria The Queen's Palace, a Del Maipo, o Conselho Nacional Sesi, o Gelo Imperial e o Serviço Social do Comércio (Sesc) também patrocinaram o evento.
Presente para Brasília
A superintendente de Negócios e Marketing do Correio, Valda César, avalia que a Maratona realizada pelo Correio Braziliense foi um presente para a cidade. "Teve, também, o propósito de promover a inclusão, contemplou atletas transplantados e pessoas com deficiências. A maratona é a demonstração real de que o Correio Braziliense promove o esporte e a qualidade de vida. Nosso propósito será, sempre, integrar pessoas para que Brasília continue sempre uma cidade que todos amam compartilhar a vida", comenta.
Para o superintendente de Relações Institucionais do Correio, Miguel Jabour, a maratona foi ótima e o retorno foi ver os participantes alegres com o evento de sucesso. "Os maratonistas ficaram felizes com a qualidade e a beleza do percurso. Além disso, as medalhas e as camisetas foram bem avaliadas. Receberam lanches consistentes na chegada e a água estava sempre geladinha. A festa de premiação e o show foram os pontos altos do evento. A avaliação final foi super positiva", pontua.