Jornal Correio Braziliense

63 anos de Brasília

Clube Vizinhança Nº 1 faz festa para comemorar o aniversário de Brasília

Além da comemoração do aniversário da capital, o Clube celebrou seu aniversário de 62 anos com churrasco, bebidas e brinquedos

Para o Clube Vizinhança Nº 1, o mês de abril é para lá de especial. Além de ser comemorado o aniversário de Brasília, o Clube completou 62 anos. Em celebração a data, a Unidade preparou uma festa para os associados e fez uma homenagem ao jornalista Irlam Rocha.

Os associados lotaram o local neste feriado ensolarado para celebrar o aniversário do clube. Entre as atrações da festa, como churrasco e bebidas liberadas, brinquedos para as crianças e música ao vivo, o repórter e colunista do Correio Braziliense Irlam Rocha foi homenageado pela sua contribuição à cultura da capital.

Ao Correio, o presidente do Vizinhança, Gerson Lima, ressaltou a importância do local para a história de Brasília, como o primeiro clube construído da nova capital. "Além de termos uma frequência de mais de mil pessoas diariamente, que não existe no Brasil nenhum clube assim, somos formadores de atletas de basquete. Como o caso do Oscar Schmidt, o maior jogador da história do país", pontuou.

E foi justamente por conta de uma matéria feita sobre o Mão Santa e outras grandes coberturas jornalisticas — além de ter sido sócio do clube — que Irlam Rocha foi escolhido como grande homenageado da festa.

Cecília Sóter/CB - Irlam Rocha e o presidente do Clube Vizinhança, Gerson Lima

Irlam Rocha conta que a relação dele com o clube começou antes mesmo de se tornar associado. "Eu trabalhava na loja Brasilar, na rua da Igrejinha, e de vez em quando, na hora do almoço, eu vinha para as grades do Vizinhança e ficava olhando o povo jogando bola, tomando banho de piscina e dizia 'ainda vou ser sócio desse clube", previu. Alguns anos mais tarde, passou a frequentar o clube. "Jogava futebol, nadava bastante, vinha nas matinês de domingo", relembrou.

Depois de formado em jornalismo na UnB, como repórter esportivo do Correio Braziliense, Irlam fez uma matéria especial sobre Oscar Schmidt, hoje imortalizada em um quadro junto aos troféus do Vizinhança.

Cecília Sóter/CB - Quadro com a matéria de Irlam Rocha sobre Oscar Schmidt

História do Clube

Regida por estatuto, o Clube Unidade de Vizinhança Nº 1, localizado na Asa Sul, é uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza social, desportiva e recreativa. Inaugurado em 11 de abril de 1961, 10 dias antes de Brasília completar um ano de vida, o "Vizi" - como é conhecido - foi construída sobre um vasto território plano, no meio do cerrado.

A criação do Clube se deu devido à inexistência de praias e rios próximos ao Plano Piloto. O arquiteto urbanista Lúcio Costa, idealizador do projeto na capital, pensou na criação de unidades de vizinhança a cada quatro quadras das asas sul e norte. 

Atualmente, o Vizinhança possui áreas desportivas e recreativas e dispõe de piscinas, sauna, restaurante, churrasqueiras, salão de jogos, salões de festas, área de alimentação, sala de estética, academia de ginástica, parque infantil, escolinhas desportivas e de artes marciais.

Cecília Sóter/CB - Clube Vizinhança Nº 1 fez uma festa em comemoração ao aniversário de Brasília
Cecília Sóter/CB - Clube Vizinhança Nº 1 fez uma festa em comemoração ao aniversário de Brasília
Cecília Sóter/CB - Clube Vizinhança Nº 1 fez uma festa em comemoração ao aniversário de Brasília
Cecília Sóter/CB - Irlam Rocha foi homenageado na festa realizada pelo Clube Vizinhança Nº 1
Cecília Sóter/CB - Irlam Rocha foi homenageado na festa realizada pelo Clube Vizinhança Nº 1
Cecília Sóter/CB - Clube Vizinhança Nº 1 preparou uma festa para celebrar o aniversário de Brasília