Para celebrar o aniversário de 63 anos da capital, 136 maratonistas correram os 42 km da Maratona de Brasilia 2023, na manhã desta sexta-feira (21/4). Além do percurso completo, 36 pessoas fizeram o revezamento da prova. Com alegria, os participantes comemoraram as conquistas no pódio.
Luís Felipe Barboza se emocionou com a conclusão da prova mais longa em 2h33min16s e, sobretudo, com o título. “Agradeço a todos. Parabéns, Brasília, pelos 63 anos. Foi um percurso desafiador, bem difícil. A largada, por ter sido às 7h, é um dos fatores que dificulta a performance. Vim hoje para me divertir e fazer o que gosto. Parabéns ao Correio Braziliense, que sempre organizou a Maratona.”
No revezamento, Emanuel Victor dos Santos e Fábio Serra deram show. A dupla foi a mais rápida e conquistou o prêmio de R$ 6 mil. "Correr em Brasília não é fácil, mas temos um cenário de altitude boa para treinar, mas a energia da galera nos faz querer buscar a melhor performance. Graças a Deus fomos consagrados com a premiação", pontua Fábio.
Os dois são amigos desde 2018. Para Emanuel, Fábio é um exemplo de atleta e se inspira no amigo para chegar mais longe. "Eu dependo dele e ele depende de mim. O persecução dificulta, mas a energia de estar praticando um esporte ajuda e tem os monumentos que deixam a gente apreciando durante a corrida", destaca o atleta profissional.
Além das provas de maior execução, a Maratona também contou com percursos de 5km e 10km para atletas profissionais e amadores. A largada foi dada às 7h da manhã na frente do Palácio do Buriti. Para quem foi ao local, o momento de lazer e celebração contou com show do Bloco Eduardo e Mônica e atividades ao ar livre.