Jornal Correio Braziliense

... e para curtir os atrativos da capital

Enquanto para alguns brasilienses este feriado é aquela oportunidade para viajar, para outros, o momento é de ficar em casa e também de aproveitar o que a capital aniversariante tem a oferecer. Nesse sentido, o comércio local vê a data comemorativa dos 63 anos de Brasília com entusiasmo.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Sebastião Abritta ressalta que, pela experiência e levantamentos feitos anteriormente, o sindicato entende que o movimento poderá ser maior nas lojas de shoppings na data do aniversário da capital. "As pessoas vão passear nos shoppings e ir às praças de alimentação, então ficam circulando e acabam passando o dia de feriado lá, podendo fazer compras", destaca, pontuando uma movimentação mais evidente nas lojas de departamento, que oferecem uma variedade maior de produtos.

É o que espera a superintendente do centro de compras e experiências do Park Shopping, Natália Vaz. "Sempre registramos aumento de fluxo e, consequentemente, de vendas nos feriados emendados com o fim de semana", aponta. "Acreditamos que teremos um feriadão de ótimo movimento, tanto para o varejo como também para as áreas de entretenimento e alimentação", prevê.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Brasília (Abrasel-DF), Beto Pinheiro, as datas comemorativas, em Brasília, costumam beneficiar alguns restaurantes da cidade. "Vai depender muito do conceito e da localização da casa. Quem tiver um empreendimento mais voltado para a família ou social, em todo feriado, vai ter mais movimento", garante. "Neste feriado, acreditamos que possa ter aumento de até 50% em relação aos dias normais", calcula.

Dono de um restaurante no Setor de Clubes Sul, Valmir Biberg afirma que a expectativa de movimento para amanhã é alta. "Em todos os feriados, costumamos ter ocupação máxima, por conta do caráter familiar da casa", ressalta. "Temos várias novidades no cardápio, por conta da data. São entradas e sobremesas, além de um novo prato principal", revela. "Também temos itens em homenagem à cidade, como os drinks Brasília, Catedral e Supremo", complementa.

Sobre a preparação, o empresário reforça que toda a equipe fica à disposição. "Além disso, os treinamentos nas semanas que antecedem essas datas são voltados para os detalhes inerentes à casa com máxima ocupação. É importante lembrar que, num dia como o aniversário de Brasília, costumamos atender mais de 1.000 pessoas, entre almoço e jantar", destaca Biberg.

Amor a Brasília

A família Moreira dos Santos fortalece o time dos que não vão sair da cidade nesta data e certamente vai ajudar a incrementar a economia local. O casal brasiliense Paulo Henrique, 36, e Adriela Simão, 35, conta que nunca deixou de estar em Brasília na ocasião do aniversário. "Nascemos, crescemos, estudamos, nos casamos e tivemos nossos dois filhos aqui. Somos filhos legítimos de Brasília e temos um amor imenso pela cidade, que fazemos questão de transmitir aos nossos meninos", revela o arquiteto, que conta ser um fã incondicional do urbanismo e dos monumentos da capital. "Não desperdiço nenhuma oportunidade de desfrutar o que a cidade tem de tão lindo para oferecer, e isso inclui os bares e restaurantes, dos quais somos frequentadores assíduos", explica Paulo, frisando que está com todo o roteiro programado para curtir toda a programação local. "A gente até viaja bastante, mas o 21 de abril é tão sagrado quanto o Natal", conclui. (JE)

Leia mais sobre

a programação da capital nas páginas 16 e 21