Os brasilienses podem preparar os casacos e as cobertas, porque as temperaturas devem cair com a chegada de uma massa de ar frio no país. A previsão é de queda nos marcadores dos termômetros nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (19/4), há chances de chuvas isoladas logo pela manhã, mas as pancadas devem ocorrer principalmente a partir da tarde.
No DF, a máxima deve chegar a 30°C, enquanto a mínima registrada foi de 16°C. A capital pode ter pancadas de chuvas isoladas com trovoadas e rajadas de vento nos períodos da tarde e da noite. A umidade relativa do ar no DF deve ficar entre 50% no turno vespertino e 95% na parte da manhã.
O meteorologista do Inmet Kleber Souza pontua que a frente fria que avança pelo Brasil deve manter o tempo instável. “Favorece a nebulosidade e as chuvas. Nesta quarta e quinta, a queda de temperatura é associada ao aumento da quantidade de nuvens”, ressalta.
Além da nebulosidade intensificada pela frente fria, o meteorologista destaca também a queda da temperatura, principalmente da máxima entre esta quarta e quinta-feira. “A partir do dia 21, as temperaturas mínimas podem ter uma queda também chegando a 15°C”, comenta. “Sempre que vem uma massa de ar como essa pode ser um indicativo de mudanças com menos chuvas e um tempo mais seco”, destaca Kleber.