A polícia civil do Distrito Federal (PCDF) indiciou um homem que há dois anos dava golpe em moradores do Lago Norte. O indivíduo se passava por técnico em eletrônica para praticar o crime. Ao todo, 25 ocorrências foram feitas descrevendo a mesma conduta por parte do criminoso.
Primeiramente, o indivíduo distribuía um cartão de visitas nas caixas de correio dos moradores da região, apresentando-se como técnico em eletrônica e prestador de serviços de conserto de eletrodomésticos. As vítimas entravam em contato com o falso técnico solicitando o serviço. Depois de fazer um suposto orçamento e solicitar uma parte do pagamento, o estelionatário roubava o aparelho e sumia. Ficando com o dinheiro adiantado pelas vítimas e com o eletrodoméstico que supostamente iria consertar.
As vítimas eram sempre pessoas idosas na faixa etária acima de 60 anos. A equipe de policiais foi à residência do suspeito no Incra 9, em Brazlândia. No local, havia dezenas de eletrodomésticos, como geladeiras, televisões, máquinas de lavar e secar e frigobar. Foi necessário um caminhão para transportar os produtos roubados para a delegacia.
O homem foi indiciado por estelionato de forma continuada e poderá ser condenado até 10 anos de reclusão em decorrência do agravante das vítimas serem pessoas idosas. “A PCDF orienta a população a procurar empresas autorizadas com sedes físicas e ter grande atenção na eventual contratação de autônomos que se dizem técnicos, que muitas vezes não possuem qualquer capacitação. O risco pode não se restringir ao prejuízo financeiro, pois também há risco à saúde das pessoas em decorrência de gambiarras e consertos mal feitos”, alertou a corporação, em nota.
Pessoas que sofreram o golpe devem procurar a 9ª DP com nota fiscal ou comprovante, para identificar seu aparelho e receber a restituição.