Jornal Correio Braziliense

Previsão do tempo

Com muita nebulosidade, DF terá mais um dia chuvoso e máxima de 27°C

O Inmet não descarta chuvas pela manhã, mas destaca que elas devem ocorrer principalmente no período da tarde e da noite, podendo ser mais intensas em algumas regiões

Após causar estragos na cidade no começo da semana, as chuvas não devem dar trégua para os brasilienses. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de abril é considerado um mês chuvoso. Nesta quarta-feira (12/4), o dia começou com muitas nuvens e não se descartam chuvas isoladas em algumas localidades do Distrito Federal pela manhã, mas elas devem ocorrer com mais intensidade no período da tarde e da noite.

O meteorologista do Inmet Olívio Bahia destaca a instabilidade na atmosfera. “O dia vai ser bem parecido com o anterior. Muitas nuvens e o sol aparece em alguns momentos do dia. Há chance de pancadas de chuvas e pode chover forte em algumas regiões”, pontua, ressaltando que as chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. “A instabilidade se reforça depois que as temperaturas aumentam ao longo do dia”, comenta.

Os termômetros devem marcar máxima de 27°C. A mínima registrada na capital foi de 17°C. A umidade relativa do ar vai variar entre 95% pela manhã e 55% a partir do período da tarde. Segundo Olívio, o dia está úmido e a elevação das temperaturas propiciam as pancadas de chuva.

A estação localizada no Paranoá já registrou 80% do volume de chuva esperado para abril, com 115,8 mm, sendo que desses 80,8 mm foram apenas de segunda para terça-feira, de acordo com o Inmet. O acumulado considerado normal para o mês é de 145,2 mm. Entre as demais estações, a localizada no Plano Piloto aparece em segundo lugar, com 88 mm, representando 61% do total. As estações meteorológicas do Gama, Brazlândia e Águas Emendadas registraram 69,6 mm, 45,4 mm e 31,1 mm, respectivamente.