Em sabatina realizada nesta segunda-feira (10/4), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o nome do médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior para a presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
- Em sabatina, CLDF avalia nome indicado para assumir a presidência do Iges-DF
- Presidente do Iges é demitida em meio a denúncias de negligências nas UPAs
- Após 100 dias, saúde é o grande desafio de segundo mandato de Ibaneis Rocha
O nome do novo presidente foi indicado pelo Governo do Distrito Federal(GDF), após a demissão de Mariela Souza, diante de polêmicas envolvendo casos de negligência em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) administradas pelo Iges- DF. O sétimo presidente do instituto antes era diretor de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
A sessão foi conduzida pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), que tem como presidente o deputado distrital Gabriel Magno (PT) e como vice-presidente Deyse Amarilio (PSB). Os parlamentares Thiago Mazoni(PL), Jorge Vianna (PSB) e Ricardo Vale (PT) completam o grupo, que aprovou Juracy em unanimidade.
A audiência durou cerca de quatro horas. O indicado foi questionado e avaliado pela comissão sobre o plano de trabalho que vai implementar diante das problemáticas na saúde pública do DF. Respondendo às questões, o médico apontou os principais pilares da sua gestão. “Meu plano de trabalho será totalmente focado em governança clínica”,afirmou. O modelo, segundo ele, é algo novo e eficiente. Juracy também traçou planos de curto e médio prazo para os primeiros três meses da gestão.
Votação
Ao fim da audiência pública, iniciou-se a sessão extraordinária, onde o currículo do médico foi analisado pela Cesc. Com a palavra, Jorge Vianna anunciou que o médico é plenamente qualificado para o cargo, mesmo que ainda sem experiência na gestão pública.
“O candidato atendeu satisfatoriamente aos questionamentos dos membros. Voto pela aprovação “, anunciou Jorge na sessão.