Milhares de fiéis acompanham, nesta sexta-feira (7/4), a tradicional Via Sacra de Planaltina, no Morro da Capelinha. Ainda que com o tempo chuvoso, o público não deixou de vivenciar a experiência da encenação que retrata o Calvário de Jesus.
A aposentada Maria Aparecida Rabelo, 63, viu toda a evolução da Via Sacra de Planaltina. Ela veio na primeira apresentação, em 1973. "Era completamente diferente. Não tinha essa estrutura toda. A estrada era de chão", lembra Aparecida.
A moradora de Planaltina diz que se emociona em todos os atos da Via Sacra, mas que a crucificação e ressurreição são as partes mais comoventes. "Eu venho pela beleza da encenação", conta.
Cinquenta anos
O ano 2023 completa cinquenta vezes em que o Grupo Via Sacra de Planaltina leva para a comunidade a encenação que retrata o Calvário de Jesus. É o quarto ano em que Raphael Soares, 32, vai assistir à Via Sacra do Morro da Capelinha. "É um momento único para nós, cristãos. A Semana Santa é o momento mais esperado, quando sentimos o sofrimento que Jesus passou para nos salvar", diz o cirurgião-dentista.
Um telão transmite toda a encenação aí vivo para aqueles que não querem ou não podem acompanhar todo o espetáculo.