Para celebrar a Paixão de Cristo e as graças alcançadas, os pagadores de promessas chegaram cedo, nesta sexta-feira santa (7/4), ao Morro da Capelinha. Movidos pela fé, os cristãos vão a pé, de joelhos ou de bicicleta percorrendo longas distâncias até o topo do morro.
De joelhos, Giana do Nascimento, 43 anos, subia o Morro pagando a promessa que fez para a saúde da filha Aylla, de 4 anos. "Ela nasceu com um problema no crânio e, aos oito meses, teve que passar por uma cirurgia. O médico falou que ela teria que passar novamente e eu creio no poder de Jesus na cura dela", comenta a moradora de Valparaíso.
Muito emocionada, a contadora contava com o apoio da filha, do marido e da sogra, que a acompanhavam no trajeto, além dos outros cristãos que passavam desejando votos de fé e força na caminhada. "Estou aqui agradecendo a Deus e pagando essa promessa", pontua.
Após os anos de pandemia da covid-19, o casal de professores Marcela Fonseca, 41, Thiago Paiva, 42, vieram de bicicleta até o topo do Morro da Capelinha. "A gente acabou se afastando de fazer o trajeto e estamos retomando agora", destaca a moradora de Planaltina.
Ao fim da subida, eles acenderam uma vela ao chegar no alto e fizeram uma oração. "É um momento de reflexão e de agradecimento", comenta Thiago. "Jesus é o que nos move e nos conduz. Ele é tudo para a gente", completa Marcela.
A partir das 14h30, o tradicional espetáculo da Via Sacra no Morro da Capelinha terá início. Essa será a 50ª edição e a expectativa de público é de até 150 mil pessoas. A encenação é formada por 1.400 integrantes voluntários, sendo 1.100 só de atores e 300 membros da equipe técnica.
Trânsito
Por conta da realização da Via-Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina, equipes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) estão no local desde às 6h, para fazer o controle do tráfego e orientar os participantes e visitantes do evento. Os agentes ficarão a postos nos dois acessos ao local, pela DF 230.
De acordo com o Detran-DF, o primeiro acesso ao Morro da Capelinha será destinado aos pedestres, que seguirão uma rota própria, e veículos credenciados. Enquanto isso, no segundo acesso, será permitida a entrada de ônibus e demais veículos não-credenciados.
Nesse acesso, os agentes de trânsito vão orientar os condutores a seguirem até um dos três locais de estacionamento de veículos — o geral, o destinado à produção e figurantes e o reservado às pessoas com mobilidade reduzida e idosos.