A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) decidiu suspender por 90 dias a carteira do advogado Josué Calebe Ribeiro Sant’ana. Ele é acusado de agredir colegas de trabalho da ex-companheira em um restaurante e, após, invadir uma delegacia, na Asa Sul, na sexta-feira (31/3).
A decisão da Ordem foi assinada nesta terça-feira (4/4). Em nota, a OAB detalhou que a resolução foi tomada em decorrência da conduta agressiva e invasiva do advogado, violando o código de ética e disciplina da advocacia.
“A OAB/DF ressalta que esse tipo de comportamento não será tolerado pela instituição e que a suspensão é uma medida necessária para garantir a manutenção dos princípios éticos que norteiam a advocacia”, disse o texto.
O caso
Antes de ser preso por invadir a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I), Josué agrediu colegas da ex-companheira dele, na Asa Sul. As agressões físicas iam de socos até pontapés. O ato foi filmado por uma câmera de um dos celulares das pessoas que estavam no estabelecimento no momento. Veja o vídeo.
A ex-companheira, ainda na sexta, estava fazendo um boletim de ocorrência contra Josué, relatando situações de ameaças e agressões. No mesmo momento, o advogado suspenso invadiu a delegacia para impedir a realização do B.O, portando duas facas e um canivete. Ele foi preso pelos policiais civis, mas solto em audiência de custódia pela Justiça.
A defesa da vítima contou que ela havia dado uma nova chance para Josué, mas o relacionamento, já conturbado, rompeu em definitivo com o advogado suspenso. O Correio tenta contato com a defesa de Josué, mas até o momento não obtivemos resposta.