Na noite desta terça-feira (4/4), a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, em segundo turno, o reajuste de 18% para os servidores, divididos em três parcelas, e o aumento de 25% para os servidores comissionados. As matérias foram amplamente debatidas, ainda no primeiro turno, mas os governistas deram a maioria dos votos para as propostas do governo do Distrito Federal (GDF).
O primeiro a ser aprovado foi o Projeto de Lei 238/2023, que concede aumento de 25% para os servidores comissionados. "O aumento é necessário. Existem administradores ganhando R$ 7 mil para tanta responsabilidade. Ninguém quer trabalhar ganhando apenas isso", defendeu o governista Hermeto (MDB).
O texto aprovado pelos parlamentares, em relação ao reajuste dos servidores — Projeto de Lei 237/2023 —, prevê que o pagamento seja realizado em três vezes, a partir de julho deste ano até 2025.
Após o início das votações, em segundo turno, a oposição evitou se manifestar, dados os protestos da galeria lotada por servidores durante a fala do governista Iolando de Almeida (MDB). "O governador está fazendo o melhor por vocês. Vocês precisam reconhecer", disparou Iolando.
Também ficou decidido, durante a sessão, que o início das discussões sobre o aumento de 38% no salário do governador do DF, ficará para a próxima semana.