Em clima de transbordante alegria, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) em parceria com o Instituto Candango de Política Social deu andamento à 54ª edição do Concurso do Reinado da Corte de Momo do DF. O evento, no Teatro Plínio Marcos (Complexo Cultural Funarte), transcorreu na noite de sábado (1º/4).
- Depois de nove anos, Brasília terá desfile de carnaval em sambódromo
- Desfile das escolas de samba é oficializado no DF, com edital para apoio
À frente da Secec, Bartolomeu Rodrigues antecipou a aposta num espetáculo prometido pelo desfile das escolas de 2023, que, em 13 agremiações, desfilarão em 21 e 22 de abril no chamado Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), situado no Eixo Monumental (perto da Torre de TV). A iniciativa incrementará as festividades do Aniversário de Brasília. A escolha do Rei Momo e da Corte para o Carnaval de 2023 mobilizou 21 candidatos. Há oito anos, o DF não elegia Reinado da Corte.
Ao tradicional apontamento do Rei e da Rainha Momo e dos postos de Princesa, Cidadão Samba e Rainha-Mirim, numa medida inclusiva, houve o acréscimo da categoria Diva Trans. Todos os escolhidos desfilarão na Passarela Marcelo Sena (à altura da Torre de TV).
Passista da Aruc, Alexandre Rodrigues venceu o título de Rei Momo. O título de Rainha da Corte recaiu sobre Laíssa Nayline, da Capela Imperial de Taguatinga. Já Cristiano Olímpio se viu eleito Cidadão Samba. Primeira Diva Trans, Gal Maria trouxe maior diversidade à festa. Da Aruc veio a princesa: Beatriz Alexia que celebrou a conquista da pequena Liah Andrade como Rainha-Mirim. A bateria de Mestre Wagner animou todo o evento.
Com informações da Agência Brasília