Jornal Correio Braziliense

Vacinação

GDF intensifica vacinação contra a gripe: serão 130 locais de atendimento

Aumento nos casos de doenças respiratórias levou a Secretaria de Saúde à adoção de medidas especiais. A partir de segunda (3/4), 130 unidades básicas de saúde integrarão ação preventiva

A partir do aumento de casos de doenças respiratórias entre o público infantil, o Governo do Distrito Federal (GDF) optou pela antecipação da campanha de vacinação. A meta cerca crianças com idades entre seis meses e até 5 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante previne do influenza, vírus causador da gripe. A partir da próxima segunda-feira (3/4), 130 unidades básicas de saúde (UBSs) prestarão o atendimento preventivo. Confira aqui a lista completa de locais com disponibilidade das vacinas.

Vacinação

Durante este sábado (1º/4), um dia depois de inciativas junto a creches, houve vacinação em unidades de saúde e ainda em espaços públicos. A necessidade de proteção atraiu muitas famílias do Guará, uma vez que a estratégia da Secretaria de Saúde estendeu o atendimento em ponto do Parque Ecológico Ezechias Heringer. A meta de propagar a importância da vacina no dia a dia da população, com ações cotidianas, foi destacada pela secretária de Saúde Lucilene Florêncio. Ao ar livre, 266 crianças foram vacinadas no parque do Guará, pela medida de ampliação da cobertura vacinal. Iniciativas similares serão ofertadas nas próximas semanas.

No próximo dia 10 de abril será iniciada a campanha de vacinação para outros grupos. A nova faixa incluirá idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde e do transporte coletivo rodoviário. Caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e ainda grupos em condições clínicas especiais, junto com pessoas com deficiência permanente, e povos indígenas também serão beneficiados. 

*Com informações da Secretaria de Saúde do GDF