Para marcar os 66 anos de existência, os 12 mil habitantes da Vila Planalto ganharam um pacote extenso de atrações. Os eventos começaram neste sábado (29/4) e prosseguem neste domingo (30/4), na área verde da Avenida do Contorno do Acampamento Pacheco, com a participação de artistas locais. Os parabéns serão cantados hoje, às 17h30, com um bolo de 15 metros de altura, feito especialmente para a ocasião.
A celebração é uma demanda da Associação de Moradores da Vila Planalto (AMVP), que, em parceria com órgãos do governo do Distrito Federal, organizou as atividades. A comemoração inclui brincadeiras infantis, teatro, distribuição de pipoca, algodão doce, apresentação de palhaços e uma praça de alimentação food truck. Além disso, a população se diverte ao som de três bandas locais — axé com a Jogue Limpo e pagode com a Sente o Clima e a Coisa Nossa.
Vantuil Paulo de Santana, de 60 anos, mora na região há 56 e preside a associação de moradores há 15. Ele destaca a importância de homenagear a Vila Planalto, por tudo que ela representa, com seu patrimônio histórico e pelo diferencial que oferece à capital federal. "A Vila merece esse reconhecimento por sua história e referência. Somos uma comunidade de valores, que agrega, contribui para o desenvolvimento e, principalmente, acolhe", ressalta Vantuil.
As três amigas e pioneiras da Vila Planalto Heloisa da Costa Silva, 90, Altair Rosa de Sá, 71, e Sandra Santana, 60, chegaram no início da tarde desse sábado para participar da festa e relembrar a evolução do local. O melhor lugar do mundo é a Vila Planalto, uma cidade histórica, com uma cultura única e importante. Crescemos juntas, ela faz parte do meu DNA", disse Sandra.
Comemorando a data também estava o casal Valdeon Teodoro de Araújo, 46, e Sandra Regina Pinheiro, 43, com os filhos de 8 e 6 anos. "Importante esse tipo de comemoração para enfatizar a dimensão da Vila Planalto para a população de Brasília", disse Valdeon.
Histórico
A Vila Planalto foi regularizada em 2013, mas nasceu em 1957, quando foram montados os primeiros acampamentos para acomodar operários que trabalhavam na construção de Brasília. A data oficial do aniversário é 21 de abril, mas a comemoração foi adiada para não coincidir com a celebração da fundação de Brasília. Seu tombamento como patrimônio histórico do DF ocorreu em 1988.
O projeto da Rota Cultural e Turística da Vila Planalto envolve diversos órgãos, como a tradicional paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, um marco arquitetônico da região, fundada em 2 de abril de 1959.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.