Cultura

Documentário homenageia trabalho da Casa Moringa, em Taguatinga

Roteirizado e dirigido por Luanna Ferreira, longa-metragem celebra a arte de brincantes do coletivo e poderá ser assistido no Invenção Brasileira, localizado em Taguatinga

Eduardo Fernandes
postado em 29/04/2023 15:58
 (crédito: Araceli Silva)
(crédito: Araceli Silva)

Uma ideia, um sonho e a felicidade por tê-lo realizado. A estreia do longa-metragem ‘Narrativa da Casa Moringa: uma coletiva de artistas brincantes do DF’, nasceu no coração de Luanna Ferreira, 41 anos, formada em letras e português e mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB). O lançamento do documentário acontece hoje (29/4), no Invenção Brasileira, localizado em Taguatinga.

A produção, que surgiu após a dissertação de mestrado de Luanna, contou com artistas brincantes da coletiva Casa Moringa. Segundo ela, o objetivo, desde o início, era descolonizar conhecimento por meio da arte, militância, ancestralidade e poesia. “É um documentário independente cocriado por três mulheres da mesma família. Minha irmã que fez o trabalho de edição e gravação, além de nossa prima, que é artista e criou uma trilha sonora original”, detalha.

De acordo com Luanna, a vontade sempre foi produzir algo além da dissertação. Uma ideia que fosse mais palpável, que desse maior visibilidade ao trabalho que a Casa Moringa desenvolve. E, com isso, durante a pesquisa, pediu a permissão do grupo de brincantes, que conta com seis artistas, para que o documentário fosse gerado.

Em sua singela avaliação, ressalta o quanto ficou feliz com o resultado final do produto, além da felicidade no coração de ter conseguido realizar seu sonho. “Me emocionei em vários momentos da criação e hoje tô doida pra saber o que os artistas da Casa Moringa vão sentir ao assistir sobre eles”, acrescenta Luanna.

Mesmo sendo de uma área completamente diferente, essa também é a estreia de Luanna como roteirista e diretora de um documentário. Apesar de não ter formação em cinema, conclui que o trabalho nasceu organicamente durante a interação com os artistas da Casa Moringa na realização do mestrado.

Programação:

Abertura da roda: Fabíola Resende com Vereda dos Mamulengos

Data: Hoje (29/4)

Horário: das 19h às 22h

Local: Invenção Brasileira – Mercado Sul, em Taguatinga

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE