A Polícia Federal (PF), no âmbito da Força Tarefa Previdenciária, prendeu duas pessoas acusadas de tentar fraudar o benefício previdenciário de auxílio-reclusão em uma agência bancária do Riacho I.
A prisão ocorreu na tarde dessa terça-feira (25/4). De acordo com a PF, as informações indicavam que o benefício havia sido solicitado sem os documentos necessários e com retroação da data de entrada do requerimento, o que gerou indevidamente o pagamento dos últimos cinco anos.
Saiba Mais
- Acervo Tribunal manda pagar auxílio-reclusão a menina de 14 anos cujo pai está preso
- Economia Auxílio-reclusão acompanha INPC do salário mínimo e não chega a R$ 1.754
- Brasil Mãe compra droga e pede para ser presa pela PM para ter auxílio-reclusão
- Brasil Polícia libera mulher que pediu para ser presa e receber auxílio-reclusão
A PF apontou indícios de uso indevido de matrículas e senhas de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possivelmente por meio de ações de hackers, para reativações de benefícios sem o devido processo administrativo.
Os suspeitos foram presos em flagrante antes de conseguirem sacar ou movimentarem os valores. A PF estima que, caso a fraude fosse concluída, o prejuízo aos cofres públicos seria de R$ 165 mil.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.