Covid-19

Maiores de 18 anos começam a receber vacina bivalente no Distrito Federal

Secretaria de Saúde do DF anunciou imunização para pessoas com 18 anos ou mais para esta terça-feira (25/4) em mais de 90 unidades básicas de saúde

Pedro Marra
postado em 25/04/2023 15:21 / atualizado em 25/04/2023 15:22
Fila na UBS 2 do Cruzeiro para receber vacina bivalente contra covid-19. -  (crédito: Mariana Lins/CB/D.A Press)
Fila na UBS 2 do Cruzeiro para receber vacina bivalente contra covid-19. - (crédito: Mariana Lins/CB/D.A Press)

A população do Distrito Federal formou filas, nesta terça-feira (25/4), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para tomar a vacina bivalente contra a covid-19. Após anúncio da Secretaria de Saúde (SES) de que o imunizante estaria disponível para pessoas com 18 anos ou mais, cerca de 20 pessoas esperavam a vez na UBS 2 do Cruzeiro Velho.

Uma delas foi a professora de geografia Natália Costa, 30, moradora da região. Assim que soube da disponibilidade das doses, foi ao posto de saúde receber a vacina. A última dose que ela tomou foi a primeira de reforço, em 10 de janeiro de 2022.

Além de garantir a própria saúde, ela também se preocupa com os estudantes. "Inclusive, com os alunos gripados, quando liberou a da gripe e essa agora, vim no primeiro dia para poder me prevenir", afirma Natália.

Ela conta que neste período mais frio do ano, os alunos reclamam de ficar com a janela aberta por conta do vento e pedem para fechar. "Hoje em dia, os jovens são muito relapsos (destraídos). Então entram num limbo de 'uma hora eu vou' ou 'quem sabe, se precisar, vou lá'. Mas eles têm que saber que está aberto e vir. A conscientização tem que focar principalmente nessa juventude, que não procura se informar", alerta a educadora.

Professora Natália Costa, 30, foi tomar vacina bivalente para proteger alunos e pais.
Professora Natália Costa, 30, foi tomar vacina bivalente para proteger alunos e pais. (foto: Mariana Lins/CB/D.A Press)

A lista completa com as 90 unidades de saúde está disponível no endereço www.saude.df.gov.br/pfizer-bivalente. A orientação é comparecer a um dos locais com documento de identificação e o cartão de vacina. É preciso ter passado pelo menos quatro meses desde a última dose da vacina contra o coronavírus.

A vacinação bivalente contra a covid-19 começou no Distrito Federal em 27 de fevereiro, inicialmente para públicos prioritários. Até agora, mais de 155 mil pessoas receberam o imunizante.

Público-alvo

Além de todas as pessoas acima de 18 anos, incluindo adultos e idosos de todas as faixas etárias, a bivalente permanece disponível a moradores de instituições de longa permanência com 12 anos ou mais.

Pessoas imunocomprometidas, também a partir dos 12 anos, gestantes e puérperas, inclusive as menores de 18 anos, também podem receber a dose.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE