BRASÍLIA 63 ANOS

Marcas que valorizam o esporte incentivaram a Maratona Brasília 2023

Este ano, marcas que valorizam os grandes espaços, o céu, a arquitetura, a civilidade da população e todos os aspectos que estão embutidos no jeito de ser brasiliense abraçaram a causa e concordaram em celebrar os 63 anos de Brasília incentivando o esporte pela cultura da corrida de rua.

Fernanda Strickland
Tainá Andrade
Ândrea Malcher
postado em 23/04/2023 18:43 / atualizado em 23/04/2023 18:44
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O retorno da Maratona Brasília 2023, idealizada pelo Correio, resgatou mais um evento com a identidade da capital federal. Muitas pessoas acreditaram na força que a corrida conquistou durante os anos de realização e em como ela consegue mobilizar quem mora na cidade. Este ano, marcas que valorizam os grandes espaços, o céu, a arquitetura, a civilidade da população e todos os aspectos que estão embutidos no jeito de ser brasiliense, ainda que bem misturado, abraçaram a causa e concordaram em celebrar os 63 anos de Brasília incentivando o esporte pela cultura da corrida de rua.

A animação com o retorno do evento foi percebido por todos, inclusive pelos patrocinadores. O Atacadão Dia a Dia confirmou que a maratona faz parte da história dos brasilienses. Branco Amaral, presidente do conselho da marca, acompanhou a chegada dos participantes e observou a empolgação, principalmente daqueles que já tinham experimentado o evento das outras vezes.

  • 21/04/2023. Créditos: Barbara Cabral/Esp.CB/DA.Press. Aniversario de Brasilia. Maratona do CB. Premiação. Barbara Cabral/Esp.CB
  • 21/04/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Maratona de Brasília do Correio Braziliense em homenagem ao Aniversário de Brasília. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 21/04/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Maratona de Brasília do Correio Braziliense em homenagem ao Aniversário de Brasília. Minervino Júnior/CB/D.A.Press

"Ficamos empolgados com a animação dos corredores, alguns estavam a postos desde as 6h da manhã de um feriado, especialmente as pessoas que tiveram a oportunidade de correr maratonas passadas. Em um momento onde o mundo pede mais conexão, ações que motivam a saúde e o lado social são essenciais", declarou.

Para Amaral, o sucesso da parceria tem relação com o DNA do atacadão, que busca valorizar a mistura de povos que vieram para Brasília. "Assim como Brasília, o Dia a Dia foi especialmente criado para acolher as pessoas e suas misturas. É por isso que, a cada ano, apostamos mais alto e lançamos ativações que mostre que não importa qual seja a ocasião, o Dia a Dia sempre pode estar na vida do brasiliense", ressaltou.

A Maratona 2023 teve diferentes sentidos para os patrocinadores que acolheram a ideia. Na tentativa de ser um exemplo para a formação educacional de crianças e adolescentes brasilienses, o Sesi embarcou na retomada do evento. "Queríamos realizar uma integração com a população no aniversário da cidade, homenagear tanto a capital quanto a sua população e ainda contribuir com a formação de base das crianças e adolescentes de Brasília, que é a nossa vocação", explicou Wagner Pinheiro, superintendente executivo do Conselho do Sesi.

Na mesma linha, o Sigma, que em 2023 completa 40 anos, tem buscado se envolver em diversas ações que representem a capital do país, como é o caso da maratona. "A gente se identifica muito com o que é de Brasília. Gostamos dos ipês, dos cobogós, trabalhamos muito isso com os pequenos, e acho que a maratona vem muito nesse sentido da identidade de Brasília. A gente fala que forma o cidadão global, muitos vão pra fora do Brasil, descobrem o mundo, mas temos como um valor grande o ser brasiliense e estimulamos muito isso", revelou Natália Rocha, diretora pedagógica da instituição de ensino.

A escola foi além da corrida e trouxe alguns espaços de jogos para as crianças se divertirem durante o evento, como o futmesa e o ping pong. A pedagoga explica que a intenção foi reforçar para as crianças e adolescentes a concepção de brincar junto e de estimular a atividade física —uma prática da escola, inclusive com os colaboradores. Foram feitos trabalhos de incentivo, com o sorteio de kits de participação, em três frentes: com os estudantes, com os pais e com os funcionários. Juntou-se também os membros da comunidade 'sempre Sigma', que é formada por ex-alunos. Ao todo, conseguiram levar, entre os associados, cerca de 40 maratonistas.

Instituição estimuladora da cultura, o Sesc abraçou a missão de ocupar os espaços de Brasília e, por isso, fez sentido incentivarem a maratona. "A cidade foi criada para ter as pessoas ocupando o espaço público. É muito importante que o Correio tenha retomado a maratona e que ela volte com cada vez mais força, que ano que vem a gente consiga mais corredores. O brasiliense tem a vocação pela corrida e você juntar isso com os espaços monumentais de Brasília é a receita para dar certo. Não tivemos muita dúvida em apoiar essa retomada", alegou Bernardo de Castro, coordenador de comunicação Sesc.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE