O retorno da Maratona Brasília 2023, idealizada pelo Correio, resgatou mais um evento com a identidade da capital federal. Muitas pessoas acreditaram na força que a corrida conquistou durante os anos de realização e em como ela consegue mobilizar quem mora na cidade. Este ano, marcas que valorizam os grandes espaços, o céu, a arquitetura, a civilidade da população e todos os aspectos que estão embutidos no jeito de ser brasiliense, ainda que bem misturado, abraçaram a causa e concordaram em celebrar os 63 anos de Brasília incentivando o esporte pela cultura da corrida de rua.
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A animação com o retorno do evento foi percebido por todos, inclusive pelos patrocinadores. O Atacadão Dia a Dia confirmou que a maratona faz parte da história dos brasilienses. Branco Amaral, presidente do conselho da marca, acompanhou a chegada dos participantes e observou a empolgação, principalmente daqueles que já tinham experimentado o evento das outras vezes.
"Ficamos empolgados com a animação dos corredores, alguns estavam a postos desde as 6h da manhã de um feriado, especialmente as pessoas que tiveram a oportunidade de correr maratonas passadas. Em um momento onde o mundo pede mais conexão, ações que motivam a saúde e o lado social são essenciais", declarou.
Para Amaral, o sucesso da parceria tem relação com o DNA do atacadão, que busca valorizar a mistura de povos que vieram para Brasília. "Assim como Brasília, o Dia a Dia foi especialmente criado para acolher as pessoas e suas misturas. É por isso que, a cada ano, apostamos mais alto e lançamos ativações que mostre que não importa qual seja a ocasião, o Dia a Dia sempre pode estar na vida do brasiliense", ressaltou.
A Maratona 2023 teve diferentes sentidos para os patrocinadores que acolheram a ideia. Na tentativa de ser um exemplo para a formação educacional de crianças e adolescentes brasilienses, o Sesi embarcou na retomada do evento. "Queríamos realizar uma integração com a população no aniversário da cidade, homenagear tanto a capital quanto a sua população e ainda contribuir com a formação de base das crianças e adolescentes de Brasília, que é a nossa vocação", explicou Wagner Pinheiro, superintendente executivo do Conselho do Sesi.
Na mesma linha, o Sigma, que em 2023 completa 40 anos, tem buscado se envolver em diversas ações que representem a capital do país, como é o caso da maratona. "A gente se identifica muito com o que é de Brasília. Gostamos dos ipês, dos cobogós, trabalhamos muito isso com os pequenos, e acho que a maratona vem muito nesse sentido da identidade de Brasília. A gente fala que forma o cidadão global, muitos vão pra fora do Brasil, descobrem o mundo, mas temos como um valor grande o ser brasiliense e estimulamos muito isso", revelou Natália Rocha, diretora pedagógica da instituição de ensino.
A escola foi além da corrida e trouxe alguns espaços de jogos para as crianças se divertirem durante o evento, como o futmesa e o ping pong. A pedagoga explica que a intenção foi reforçar para as crianças e adolescentes a concepção de brincar junto e de estimular a atividade física —uma prática da escola, inclusive com os colaboradores. Foram feitos trabalhos de incentivo, com o sorteio de kits de participação, em três frentes: com os estudantes, com os pais e com os funcionários. Juntou-se também os membros da comunidade 'sempre Sigma', que é formada por ex-alunos. Ao todo, conseguiram levar, entre os associados, cerca de 40 maratonistas.
Instituição estimuladora da cultura, o Sesc abraçou a missão de ocupar os espaços de Brasília e, por isso, fez sentido incentivarem a maratona. "A cidade foi criada para ter as pessoas ocupando o espaço público. É muito importante que o Correio tenha retomado a maratona e que ela volte com cada vez mais força, que ano que vem a gente consiga mais corredores. O brasiliense tem a vocação pela corrida e você juntar isso com os espaços monumentais de Brasília é a receita para dar certo. Não tivemos muita dúvida em apoiar essa retomada", alegou Bernardo de Castro, coordenador de comunicação Sesc.
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