AUTOCUIDADO

Retiro ensina auto-acolhimento por meio de práticas do mindfulness

Promovido pela Escola de Mindfulness, o retiro propõe aos participantes uma jornada de autocompaixão em que as necessidades de cada um devem ser reconhecidas e atendidas com "acolhimento, aceitação, gentileza e amabilidade, sem contudo deixar de lado a firmeza e assertividade"

Correio Braziliense
postado em 24/04/2023 18:38 / atualizado em 24/04/2023 19:07
A vice-diretora da escola de Mindfulness, Carla Fragomeni, relatou ao Correio a importância do projeto -  (crédito: Mariana Lins )
A vice-diretora da escola de Mindfulness, Carla Fragomeni, relatou ao Correio a importância do projeto - (crédito: Mariana Lins )

O ritmo imposto pela sociedade atual demanda agilidade, pressa e pouco descanso para acompanhar todas as tarefas das rotinas diárias — sejam elas quais forem. O cotidiano tumultuado deixa marcas na saúde emocional e, por isso, deve ser permeado de pausas e de reflexão. Provocar esses momentos de folga e de auto-acolhimento é a proposta do Retiro de Meditação Compassiva baseada em mindfulness — O caminho da autocompaixão, que ocorre entre 28 de abril e 1º de maio no Mosteiro São Bento.

Promovido pela Escola de Mindfulness — O caminho do Coração presente, sediada em Portugal, o retiro propõe aos participantes uma jornada de autocompaixão em que as necessidades de cada um devem ser reconhecidas e atendidas com “acolhimento, aceitação, gentileza e amabilidade, sem contudo deixar de lado a firmeza e assertividade”.

As práticas do mindfulness vão auxiliar os retirantes a trilharem a estrada de auto-acolhimento. Serão promovidas atividades de respiração consciente; meditação baseada nos preceitos do mindfulness; técnicas de body scan; atividades com exercícios corporais inspirados nas posturas do Hatha Yoga; dinâmicas terapêuticas de investigação pessoal; além de inesquecíveis momentos de silêncio e contemplação.

As atividades serão conduzidas pelas psicólogas Paula Portocarrero, mestre em mindfulness e autora do programa Mindful Eating e Autocompaixão, e Carla Fragomeni, especialista em psicologia clínica e instrutora certificada pela Universidade de Brown (EUA) de Redução do Estresse Baseada em Mindfulness (MBSR, em inglês).

A vice-diretora da escola de Mindfulness, Carla Fragomeni, relatou ao Correio a importância do projeto: "O retiro é a principal forma de aprofundar a prática da meditação e hoje essa prática é o melhor caminho que se conhece para se ter higiene mental e encontrar o equilíbrio para que possamos nos auto-regularmos diante de todos os estressores que temos em nossas vidas. Então, a oportunidade de estar em um lugar com uma condução especial é uma forma de descanso. Quando viajamos, por exemplo, precisamos tomar decisões, temos muita coisa a fazer e, assim, lidamos com uma série de mudanças e ficamos assoberbados", diz.

Ela conclui: "Então o retirar-se é um hábito em muitas culturas e nós estamos promovendo aqui baseado na meditação mindfulness".

A alimentação também será tratada de perto, com oficinas de suco verde e germinação de grãos. Uma massagem de som vai embalar os participantes nos momentos de calmaria, que ocorrerão no local que é rodeado pelo Lago Paranoá e uma vegetação bucólica.

Serviço

Religare - O Caminho da Autocompaixão
Retiro de Meditação Compassiva Baseada em Mindfulness
A partir das 16 horas da próxima sexta-feira (28/4), às 14h, até 1º de maio
Inscrições: via WhatsApp +55 61 993031841 - por Laryssa Fogaça
Investimento: R$ 2.350 em apartamento duplo ou triplo / R$ 2.850 por apartamento individual. Os valores incluem hospedagem, alimentação e material didático

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE