Se depender da vontade dos lojistas, o Dia das Mães de 2023 promete ser o melhor em cinco anos pesquisados para o comércio do Distrito Federal. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a maioria dos entrevistados (75%) espera vendas maiores em comparação ao mesmo período de 2022, quando o índice chegou a 57%. A expectativa de alta nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado é de 22,5%.
Saiba Mais
A pesquisa indica uma crescente expectativa por vendas maiores desde 2021 (com 39,5% de expectativa de alta nas vendas), sendo que em 2019 e em 2022 não houve coleta. Dessa forma, este ano é o melhor da série dos últimos cinco anos. Em 2018, o índice ficou em 60,6%. No ano anterior, a Fecomércio-DF registrou expectativa de 39,5% de aumento nas vendas.
Lojistas
Em relação aos preços, 88,8% dos lojistas pretendem manter os valores dos produtos na segunda data mais importante para o comércio do DF, depois do Natal. Outros 10,6% irão aumentar com argumento para a alta do dólar, dos impostos e do repasse de fornecedores. Apenas 0,6% justificam a diminuição de preços, como promoções para alavancar as vendas.
A maioria dos comerciantes (73,3%) planeja utilizar alguma estratégia para aumentar as vendas e destacar uma vitrine temática — com enfeites e adesivos — (20,11%) e a diversidade de produtos (18.66%) como principais apostas.
Período das compras
De acordo com o levantamento, a maior parte dos consumidores prefere fazer as compras à tarde (61,6%), seguido pela manhã e noite, ambos com 19,2%. Em relação aos dias, sábado (38,2%), sexta (21,2%) e quinta (11,7%) serão os dias mais movimentados durante o feriado.
A Fecomércio informa que os pagamentos no cartão de crédito serão os mais efetuados, com 42,2%. Em seguida, vêm as compras por débito (21,6%) e dinheiro (19,8%), somando 47,8%. Isso significa que quase metade dos consumidores prefere quitar as dívidas de forma imediata. Além disso, 16,5% devem usar o Pix para transferência bancária como forma de pagamento.
Metodologia
Os dados da pesquisa foram coletados entre 14 e 31 de março deste ano. A abordagem dos consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, com a coleta de 531 participantes. Entre os lojistas, foram ouvidas 501 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões da capital federal.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.