Nessa terça-feira (18/4), bandidos furtaram o Hospital de Base do Distrito Federal. Os criminosos levaram quatro aparelhos essenciais para a prestação de atendimento na unidade de saúde pública de Brasília.
Os indivíduos levaram os três únicos duodenoscópios do Hospital de Base. Os aparelhos são usados para fazer o exame de colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE), necessário para análise das vias biliares e pâncreas. Os dispositivos também eram usados para desobstruir vias do fígado, em casos de pedras ou tumores no órgão.
Foi furtado também um colonoscópio, equipamento usado para examinar o intestino grosso e delgado. A máquina tem um papel essencial no rastreio de câncer nesse órgão e na avaliação de casos graves de sangramento e diarreia. Na capital, o Hospital de Base é uma referência em tratamentos de câncer, e contava com dois colonoscópios e, após o furto, ficou com um aparelho.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pelo gerenciamento do Hospital de Base, afirmou que de fato houve furto dos quatro aparelhos. “O instituto registrou ocorrência policial e espera que as investigações possam recuperar os equipamentos”, informou em nota.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.