ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

Confira as principais opções para aproveitar o aniversário de Brasília

A empresa de tecnologia e inovação na área de viagens on-line Hurb levanta as principais atividades para o feriado do Aniversário de Brasília (21/4).

João Carlos Silva*
postado em 19/04/2023 15:42 / atualizado em 19/04/2023 15:43
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A comemoração dos 63 anos de Brasília na próxima sexta-feira (21/4) é um momento que atrai a visitação dos principais pontos turísticos da capital. O hasteamento das Bandeiras dos Estados abre o aniversário da cidade às 8h30, na Alameda das Bandeiras em frente ao Congresso Nacional. Durante o dia, haverá a apresentação da Esquadrilha da Fumaça às 14h, também na Esplanada, além de atrações . Para aproveitar a data. Confira os principais eventos.

 

Maratona Brasília

Às 7h da sexta-feira (21/4), acontece a Maratona Brasília, com partida em frente ao Palácio do Buriti, na Esplanada dos Ministérios. Os competidores vão percorrer 5km, 10km ou 42km, com possibilidade de revezamento entre 2 participantes no percurso mais longo. Quem comparecer também se divertirá com as atrações musicais batukenjé, kangoo dance, apresentação da Banda Musicando no Cerrado e do Bloco Eduardo & Mônica.

 

Dicas

Para aproveitar o aniversário da cidade e seus pontos turísticos, a empresa de tecnologia e inovação Hurb, atuante na área de viagens, faz o levantamento das principais locais interessante a visitação:

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha possui atualmente capacidade de receber mais de 71 mil pessoas. Mané tem mais de 288 colunas de concreto aparentes em sua parte externa e uma cobertura convexa. Ele é o principal componente do Complexo Esportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet. A visitação pode ser feita aos sábados, das 9h às 11h30, e é preciso agendamento prévio.

O Parque Olhos D’água é frequentado por esportistas e promove contato com a natureza, por uma extensão de área verde e pistas de caminhada que terminam em uma trilha no bosque, além de um pequeno riacho que corta o parque. Aberto todos os dias das 6h às 19h.

A Catedral Metropolitana de Brasília foi inaugurada em 1970. Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral tem 40 metros de altura e 16 colunas curvas de concreto que se unem no centro. A visitação pode ser feita todos os dias entre as 8h e às 18h.

Lago Paranoá, um dos cartões postais locais, formado artificialmente através das águas represadas do Rio Paranoá, conta com opções de lazer e praias artificiais, além de passeios de barco por cerca de R$ 45 por pessoa.

A Ponte JK, projetada por Alexandre Chan, é formada por três arcos metálicos que se intercalam sobre as pistas. São mais de 1.200 metros que interligam as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul.

Memorial Juscelino Kubitschek é situado em um dos pontos mais altos de Brasília e foi construído para abrigar objetos pessoais do presidente que construiu Brasília, tais como faixa presidencial, medalhas e outros, e para narrar a história do então presidente.

O Teatro Nacional Cláudio Santoro é mais um projeto de Niemeyer, formado por uma pirâmide irregular. Sua fachada é composta por cubos e retângulos feitos pelo pintor e escultor Athos Bulcão. Atualmente, a área interna está fechada para reforma.

 Centro Político

Construída para ser o centro político brasileiro, Brasília tem pontos de visitação para quem se interessa especialmente por política:

Congresso Nacional, sede do poder legislativo, planejado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. O edifício de 28 andares abriga as atividades administrativas. A visita externa é livre e pode ser feita todos os dias. A interna é guiada, gratuita e precisa de agendamento pelo site do Congresso Nacional.

O Palácio do Planalto foi inaugurado em 1960 como sede do Poder Executivo, onde trabalha o Presidente da República. O prédio tem, ao seu redor, um espelho d’água e o acesso é feito por uma rampa. A visitação guiada ocorre aos domingos das 9h30 às 14h30 e a entrada é gratuita.

Sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty também conta com uma escultura de mármore nomeada de Meteoro que representa os cinco continentes. As visitas precisam ser agendadas pelo contato visita@itamaraty.gov.br.

O Palácio da Justiça, onde fica o Ministério da Justiça, é composto por arcos e espelho d’água, além de lajes curvas que formam cascatas artificiais na fachada. Os visitantes podem conferir apenas o lado externo do prédio.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente do Brasil. Uma das mais importantes obras de Niemeyer. A visitação gratuita externa pode ser feita durante todo o dia e a interna apenas às quartas-feiras das 15h às 17h. Por volta das 14h, inicia-se a distribuição de senhas.

Projeto de Mauro Jorge Esteves, o Palácio Buriti é a sede do Governo do Distrito Federal. à frente do edifício está uma estátua da Loba Romana, uma réplica da Loba Capitolina, escultura em bronze mantida nos Museus Capitolinos italianos. A escultura representa a loba das narrativas sobre a fundação de Roma.

A Praça dos Três Poderes abriga as sedes dos Três Poderes (Palácio do Planalto, Congresso e o Supremo Tribunal Federal), além do museu da cidade que preserva os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. Há na praça com esculturas dos Dois Candangos, considerado um símbolo de união, força e equilíbrio para a cidade. A visitação ocorre de terça a domingo das 9h às 18h e a entrada é franca.

 

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE