Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (18/4) a decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre os períodos de validade dos créditos do vale-transporte dos usuários do transporte público do DF. Anteriormente, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) deu o prazo de 15 dias para que o GDF desse um parecer sobre a situação.
No começo do ano, um decreto determinava o confisco dos créditos com mais de 12 meses sem uso para evitar o aumento das tarifas de ônibus. Agora, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) prolongou em até cinco anos a validade dos créditos. O prazo vai depender do tipo de cartão adquirido pelo usuário.
Entenda:
-Créditos transferidos ao cartão Mobilidade, adquiridos a partir de abril de 2022, terão validade de 5 anos;
- Créditos transferidos ao cartão Vale-transporte, adquiridos a partir de abril de 2022, terão validade de 2 anos;
- Créditos adquiridos e não transferidos para os cartões terão validade de 2 anos.
Mesmo com a mudança, ainda existem três casos em que os usuários terão os créditos do vale-transporte expirados.
Veja:
-Créditos transferidos aos cartões Mobilidade, Vale-Transporte e demais cartões, adquiridos até março de 2019, deverão ser expirados imediatamente;
-Créditos transferidos aos cartões Mobilidade e Vale-Transporte, adquiridos entre abril de 2019 e março de 2022, deverão ser expirados a partir de abril de 2024;
Créditos remanescentes de titulares falecidos poderão ser expirados, independente da validade.
Também foi divulgado no DODF, a revogação do decreto nº 43.899/2022. A mudança já havia sido divulgada depois do GDF, e recuar quanto ao recolhimento dos créditos do cartão mobilidade antes previsto para ter início no dia dois de março deste ano.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.