A menos de um mês para o começo do longo período de estiagem, o clima em Brasília tem dado sinais positivos para o enfrentamento da seca, prevista para começar no início de maio. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a capital atingiu o total de 86% da média de chuvas esperada para abril. Apesar disso, as precipitações da estação de outono têm causado prejuízo aos brasilienses. Ontem, a forte chuva fez com que fios de energia caíssem sobre a linha do metrô em Águas Claras e provocou a interrupção da circulação dos trens em cinco estações.
Entre 1º de abril até às 17h de ontem, choveu um total de 124.8mm em todo o Distrito Federal. A média prevista para este mês é de 145.2mm. O levantamento traz ainda as médias separadas por cada estação meteorológica. A Paranoá concentra o maior volume de chuvas. O registro foi de 160.8 mm, ou seja, 111%, 11% a mais que o previsto. No Gama, o total foi de 133.4mm. Em Águas Emendadas, 56.9mm; e na estação de Brazlândia, 55.4mm.
Na avaliação de Olivio Bahia, meteorologista do Inmet, os números são positivos e a previsão é de que até o fim do mês, o DF tenha atingido a média de abril (145.2mm). Os dados refletem no nível dos reservatórios. Até ontem, a capacidade da barragem do Descoberto estava em 100% do volume útil. No de Santa Maria, a porcentagem é de 82,7%, segundo a tabela da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). "Vem chovendo o suficiente para manter o nível dos reservatórios, para que possamos enfrentar o período da seca sem preocupações com o racionamento, por exemplo. Isso não significa que temos de desperdiçar água. É preciso economizar", alerta.
De acordo com Olivio Bahia, o período chuvoso em Brasília começa oficialmente em outubro e vai até o final de abril. A seca, por sua vez, dá início em maio, mas ainda há previsão de chuvas nos primeiros dias. "Isso ocorre devido aos resquícios do mês anterior chuvoso. Depois que começa aquela seca, em que percebemos a vegetação cinza e a poeira mais alta, por exemplo", afirma o especialista. A média esperada de chuva para maio é de 36.9mm.
Estragos
O temporal que atingiu a capital federal na tarde de ontem deixou os usuários do metrô no prejuízo. Devido às fortes chuvas, fios de energia caíram sobre a linha do metrô em Águas Claras e interromperam a circulação de trens no ramal Samambaia.
Em nota oficial, a Companhia Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que por volta de 16h30, devido à queda de um poste, fios da rede elétrica da Neoenergia caíram sobre a linha do Metrô entre Águas Claras e Taguatinga Sul. "A ocorrência interrompeu a circulação de trens no ramal Samambaia. A Neoenergia foi acionada. O Corpo de Bombeiros trabalhou em conjunto com o Corpo de Segurança Operacional do Metrô e, após a confirmação de desenergização pela Neonergia, procederam a operação de evacuação dos usuários que aguardavam no trem", esclareceu.
A circulação de trens foi suspensa nas estações de Águas Claras, Taguatinga Sul, Furnas, Samambaia Sul e Terminal Samambaia. Até o fechamento desta edição, a situação não havia sido normalizada. Ontem, a equipe de militares do Corpo de Bombeiros atendeu ainda a chamados de pessoas presas em elevadores nos prédios em Águas Claras.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Ameaça de bomba
Uma mala deixada próximo a um supermercado na 210 Norte mobilizou a Polícia Militar (PMDF) e o Corpo de Bombeiros (CBMDF) na manhã de ontem. De acordo com as informações do CBMDF, o objeto foi deixado embaixo de um bloco da quadra. Segundo moradores, dois homens abandonaram a mala.
Ao ser aberta, os policiais identificaram que havia dentro da mala apenas roupas, materiais de uso pessoal e um cachimbo para fumar crack. A operação teve início por volta das 11h, e o supermercado da quadra precisou ser evacuado e a via foi fechada pela PMDF. Todo o material foi encaminhado à 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).