ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

Legado urbano de grandes artistas transforma Brasília em museu a céu aberto

Athos Bulcão, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Burle Marx, Marianne Peretti e João Filgueiras Lima, o Lelé deixaram uma série de projetos que deram à cidade uma beleza inigualável e que precisa ser preservada

Nahima Maciel
postado em 21/04/2023 03:55
 24/09/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF . Jardins de Burle Marx. paisagismo da Superquadra 308 Sul. -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press                                    )
24/09/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF . Jardins de Burle Marx. paisagismo da Superquadra 308 Sul. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

Brasília sempre se reinventou, mas nunca se desgarrou do arcabouço urbano, para usar a palavra da moda, criado pelos fundadores e pelo time de artistas que levaram a humanidade para o concreto e transformaram a cidade em museu a céu aberto. É preciso, no entanto, lembrar sempre que a oferta generosa de espaço, linhas elegantes, verde abundante e obras de arte acessíveis não é coisa dada e para sempre garantida. Cinco nomes formam a base do aspecto urbano e plástico da cidade. Athos Bulcão, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Burle Marx, Marianne Peretti e Lelé, o João Filgueiras Lima, são espécies de pais fundadores de Brasília.

Para Eduardo Pierrotti Rossetti, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), falar no legado desse quinteto ganhou outra dimensão após a pandemia e depois dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro. "A mudança das perspectivas políticas do governo federal recoloca, no fundo, a cidade enquanto capital. Esse legado tem que ser pensado na sua carga simbólica de efeito nacional. Há uma espécie de incompreensão sobre Brasília, uma falta de interesse sobre a cidade, e nós temos que ter essa percepção de maneira tranquila, serena e continuada", diz. "Não podemos achar que isso é uma coisa dada, que todo mundo entendeu. Brasília é uma cidade muito complexa, tem um arcabouço complexo e sofisticado."

Proteger é verbo que precisa ser constantemente conjugado na cidade criada para ser o símbolo da modernidade nacional. "A cidade não seria um museu se não tivesse uma concepção de que é unitária. Ela tem uma unidade de concepção plástica que a faz diferente, mas está constantemente ameaçada", garante a historiadora de arte e pesquisadora Graça Ramos. "Essa é a grande diferença para qualquer outra grande cidade do mundo, essa perspectiva livre, mas isso está em constante ameaça. E a questão das escalas, a cada dia tem mais pressão para romper. Perdendo isso, a cidade se descaracteriza completamente e coloca em risco o título de patrimônio", ressalta.

  • 24/09/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF . Jardins de Burle Marx. paisagismo da Superquadra 308 Sul Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 24/09/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF . Jardins de Burle Marx. paisagismo da Superquadra 308 Sul. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 24/09/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF . Jardins de Burle Marx. Jardins do Palácio da Justiça Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Estátua A Justiça, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes. A estátua é branca e mostra uma mulher sentada e vendada com uma espécie de bastão no colo. Atrás, colunas do prédio do STF. Antonio Cunha/CB/D.A Press
  • Painel de Athos Bulcão no Foro Trabalhista de Brasília Justiça do Trabalho/Divulgação
  • Brasília - DF. Aeroporto Internacional de Brasília. Inauguração do painel de chapa metálica de Athos Bulcão Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Especial Athos Bulcão. Painel de azulejos, Superior Tribunal Militar, Brasília - DF Vitor Borysow/Divulgação
  • Painel de azulejos, Entrequadras 307/308 Sul, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, 1957 Brasília Divulgação/Fundação Athos Bulcão
  • 2018-09-01/ Crédito: Parque da Cidade/Divulgação. Vista aerea do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. Parque da Cidade/Divulgação
  • 22/03/2016. Crédito: Rodrigo Nunes/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Especialistas holandeses na area de realbilitação visitam pacientes e instalações do Hospital Sarah Kubitschek do Lago Norte. Rodrigo Nunes/Esp. CB/D.A Press
  • 05/05/2014. Credito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Projetos de João Filgueiras Lima (Lelé) em Brasilia. Hospital Sarah Kubitschek. Zuleika de Souza/CB/D.A Press
  • Lelé projetou o Hospital Sarah Kubitschek Zuleika de Souza/CB/D.A Press

O arquiteto Matheus Seco lembra que Lucio Costa é o começo de tudo. "É o cara que concebeu a cidade. São várias camadas de contribuição, é difícil resumir, mas acho que o mais importante é a criação de uma cidade moderna que seguiu os preceitos modernos da época, inclusive uma camada simbólica que é muito especial: ele pensou a cidade não só como moderna, mas como uma capital, com toda a simbologia que tem uma capital do país", explica Seco, um dos sócios do escritório Bloco Arquitetos. "Não só é uma cidade moderna, mas uma cidade moderna que é a capital de um país que pretendia ser moderno. Simbolizava um salto que a gente almejava e ainda almeja ter. Esse é um legado, apesar da realidade que se impôs", complementa.

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Ao diálogo entre o urbanismo de Lucio Costa e suas escalas e as linhas e o concreto de Oscar Niemeyer, acrescentam-se as intervenções de Marianne Peretti e Athos Bulcão, dois artistas que se tornaram uma constante nos espaços públicos e prédios oficiais da capital. "Athos conseguiu fazer a integração entre arte e arquitetura de maneira que é sempre surpreendente para quem está passando pela cidade. Não é uma integração exibida, é de uma delicadeza e inteligência muito grandes. E é inteligente, você é surpreendido por ele. Poucos artistas fazem esse diálogo de maneira tão equilibrada", diz Graça Ramos.

Se Athos fez dezenas de painéis de azulejo, madeira e outros materiais, espalhados por espaços que vão do Parque da Cidade aos salões nobres do Congresso Nacional, Peretti fez do teto da catedral e de áreas comuns do prédio que abriga o legislativo verdadeiros vislumbres lúdicos. Nos vitrais da Catedral e do Panteão da Pátria, na escultura na Câmara dos Deputados, a artista nascida em Paris, e criada em Pernambuco, propôs aos visitantes um olhar translúcido e abstrato para a arquitetura.

Nesse intercâmbio entre arte e arquitetura, não se pode deixar de fora o paisagismo de Burle Marx. Designer, escultor, pintor e até cantor, Burle Marx é um dos responsáveis por boa parte do visual do Parque da Cidade. "Ele não está presente nos primórdios da cidade, ele entra depois do fim do governo JK, mas o que fez é tão impressionante que, se tivesse sido reproduzido nas outras entrequadras da cidade, elas teriam outra perspectiva de beleza e outra qualidade de vida. Porque o resultado é maravilhoso, tanto para o que ele escolhe para paisagismo, quanto para o mobiliário urbano", acredita Graça Ramos.

  • 24/03/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Isto É Brasilia. Palacio do Alvorada e as Emas. Ed Alves/CB/DA.Press
  • palacio alvorada Marcello Casal Jr/Agência Bras
  • Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil Local: Brasília-DF Palácio da Alvorada Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • 01/05/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Catedral de Brasília Missa de sétimo de dia da morte de Marianne Peretti. Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • Vitrais no teto da câmara mortuária do Memorial JK Edilson Rodrigues/CB
  • Artista plástica Marianne Peretti na Catedral Metropolitana de Brasília, durante visitação a lugares onde suas obras estão expostas Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 31/07/2008. Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Obra de Athos Bulcão no Museu das Gemas, na Torre de TV. Caption Breno Fortes/CB/D.A Press
  • O desenho da Esplanada dos Ministérios é herança de Lucio Costa Breno Fortes/CB/D.A Press
  • 06/04/2018. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Isto é Brasília. Estátua da Justiça em frente ao Supremo Tribunal Federal - STF na Praça dos Três Poderes. Caption Ed Alves/CB/D.A Press
  • 24/09/2021 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Jardins de Burle Marx. Jardins do Palácio da Justiça Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • O Itamaraty recomendou aos brasileiros residentes em Kiev que permaneçam em suas casas Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

O museu a céu aberto é capitaneado, sobretudo, pela enorme concentração de prédios históricos que são hoje referências arquitetônicas para o mundo inteiro. Essa concentração — e não apenas o fato de serem exemplares icônicos do modernismo — é um dos grandes legados de Oscar Niemeyer. "Dentro desse legado do arcabouço urbano de Lucio Costa existe um legado arquitetônico de Oscar Niemeyer e de múltiplas escalas de valor histórico. O legado dele precisa ser considerado dentro desse arcabouço urbano. E acho que o Niemeyer deixa outro tipo de legado para a cidade, que é pensarmos a quantidade de obras de arquitetura em uma cidade do mesmo arquiteto. Isso implica um estudar constante da obra dele, uma obra complexa, multifacetada e muito mais plural do que a gente considera", diz Rossetti.

Muitos outros arquitetos, alguns da equipe de Niemeyer ou herdeiros das ideias modernista que nortearam a construção da cidade, continuaram a projetar no Plano Piloto, mas João FIlgueiras Lima, o Lelé, está entre os mais celebrados e cujo legado vai para além das formas arquitetônicas. Boa parte de seus projetos priorizam a funcionalidade e a eficiência, com soluções sustentáveis e acessíveis para a população de baixa renda. "Ele tinha uma cabeça de arquiteto muito voltada para o processo construtivo, projetava de acordo com os meios disponíveis. Economicidade de obra, racionalidade de obra, aproveitamento de luz natural", explica Matheus Seco, cujo escritório está localizado no Edifício Morro Vermelho, projeto de Lelé. "Essa postura dele inspira a gente até hoje." Em Brasília, Lelé projetou as duas unidades do Hospital Sarah Kubitschek — uma na região central do Plano Piloto e outra no Lago Norte —, o Memorial Darcy Ribeiro, conhecido como Beijódromo; o Hospital Regional de Taguatinga e prédios residenciais na Colina e na 109 Sul, além do Edifício Camargo Corrêa, no Setor Comercial Sul.

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