Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta sexta-feira (14/4), no Pará. A operação, denominada Artificium, faz parte da investigação que apura a atuação dos suspeitos de colocarem uma bomba em um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília, em dezembro de 2022. A ação foi executada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor), com o apoio da Polícia Civil do Estado do Pará em uma operação.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Redenção, São Félix do Xingu, Marabá e Xinguara, todas no estado do Pará, visando recolher documentos, aparelhos celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos vinculados aos suspeitos, assim como demais provas, com o objetivo de subsidiar as investigações em curso e obter mais elementos que relacionem os suspeitos aos delitos.
A ação, que contou com a participação de 30 policiais civis, é resultado de diligências iniciadas a partir da prisão em flagrante de George Washington de Oliveira Sousa, que confessou ter sido responsável pela montagem do equipamento explosivo.
Com o aprofundamento das investigações, os policiais da Draco chegaram a mais dois suspeitos que teriam participado do crime: Allan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza, cujas prisões foram decretadas. Allan se entregou à polícia no dia 17 de janeiro e confirmou que colocou a bomba no caminhão-tanque. Wellington continua foragido. Após o indiciamento de George, Allan e Wellington, que já são réus em ação penal, uma nova investigação foi aberta para verificar a participação de mais pessoas no crime. Na ocasião, a polícia comprovou que houve comunicação entre George, Allan e outros investigados sobre compra e transporte de explosivos do Pará para o Distrito Federal, bem como transferências de valores para custear tais aquisições.
Caso seja comprovado o envolvimento dos demais investigados, estes poderão responder pelos crimes de incêndio, explosão e organização ou associação criminosa, com penas que, somadas, chegam a 24 anos de prisão.
Saiba Mais
- Cidades DF Idosa de 64 anos furta produtos em padaria do Guará e acaba presa; veja o vídeo
- Cidades DF Brasilienses podem esperar por mais chuvas nesta sexta (14/4)
- Cidades DF Mãe é presa acusada de mandar filhos assassinarem rival em Taguatinga
- Cidades DF Jovem de 14 anos morre após mal súbito em aula de futebol no Lago Norte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.