A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou requerimentos para ter acesso à agenda do ex-secretário Anderson Torres e do general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno.
Os documentos, que são tratados como sigilosos, pedem a relação de compromissos de Anderson Torres, no exercício do cargo de secretário da Segurança Pública. O requerimento pede acessos à agenda de 1º a 8 de janeiro, apesar de Torres ter sido nomeado em 2 de janeiro. Além disso, a CPI pediu a agenda dele enquanto exercia o cargo de ministro da Justiça, entre as datas de 1º de novembro a 31 de dezembro.
Os distritais também aprovaram requerimento para ter acesso à agenda do general Heleno entre 1º de novembro a 31 de dezembro — enquanto exercia o cargo no GSI. O documento pede ainda a lista de compromissos do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, o “general Dutra”. Ele foi exonerado do Comando Militar do Planalto (CMP) nesta quarta-feira (12/4), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O militar foi responsável pelo comando do Exército no fatídico 8 de janeiro. Todos os requerimentos são de autoria do distrital Fábio Felix (PSol).
Inquéritos policiais
Os distritais também aprovaram o requerimento que pede que a Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) forneça a relação que apura a conduta de policiais nos atos dos dias 12 e 8, com a lista dos militares. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade pelos deputados titulares da CPI.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.