Escolas

Crianças estão envolvidas em 88% das denúncias de ameaças

Segundo Sandro Avelar, secretário de segurança pública, as denúncias de ameaça envolvem crianças em 88% dos casos. Avelar falou sobre o assunto em coletiva sobre o plano de segurança nas escolas do DF

Júlia Eleutério
postado em 13/04/2023 14:10 / atualizado em 13/04/2023 14:10
 (crédito: Fotos: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: Fotos: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Das denúncias de ameaças às escolas apuradas pelas forças de segurança do Distrito Federal, 88% envolvem crianças se 12 a 14 anos, segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. O número foi mencionado durante a coletiva de imprensa para falar sobre o plano de segurança para as escolas da capital.

Ainda de acordo com o secretário, a maioria das demais denúncias averiguadas são de crianças com menos de 12 anos. Nesse sentido, Avelar ressalta para que os pais tenham atenção com os filhos, destacando que os trotes podem gerar multas de até R $4 mil, após o novo decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do DF, nesta quarta-feira (12/4).

"Recado aos pais é que tenham a tranquilidade para entender que, durante esse período, nós temos recebido milhares de denúncias, que a grande maioria são falsas", avaliou Avelar, pontuando que, quando há denúncias falsas , elas tomam tempo e esforços das forças de segurança. "Essa denúncia correta com uma suspeita razoável, ainda que não venha a se confirmar, é de extrema importância", destaca.

Assim como Avelar, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, também reforça que os pais devem agir sem pânico e com tranquilidade. "Estamos fazendo um trabalho de mãos dadas", pontuou. "Essa tranquilidade deve envolver comunidade escolar e família", completou a secretária sobre o papel e a união de todos para o combate às ameaças nas escolas.

Ações de combate

Após as diversas ameaças de ataques nas escolas e universidades do Distrito Federal, as secretarias de Segurança Pública e de Educação apresentaram plano de segurança para as unidades de ensino. Entre as medidas, estão a otimização do efetivo com reforço especial ao Batalhão Escolar da capital, além de professores e diretores que vão receber orientações de protocolo para agirem em situações de perigo.

Outras medidas envolvem a contratação de pessoal para serviço temporário, um canal de denúncias para os casos e o efetivo do Detran-DF e do Corpo de Bombeiros auxiliando as polícias no combate às ameaças. As pastas também pontuaram a necessidade de atenção dos pais com os filhos.

"Estamos fazendo um trabalho juntos para transmitir a todos, principalmente a comunidade escolares, a segurança", ressaltou Avelar. Segundo o secretário, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou que seja feito tudo para garantir a segurança, incluindo buscar recursos para que tenha o efetivo suficiente para realizar esse trabalho. A cobertura de segurança será nas 1.624 públicas e privadas, incluindo creches e diversas universidades.

A coletiva para falar sobre o plano de segurança para as escolas do DF ocorreu no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). A reunião para anúncio de medidas contou com a presença de representantes das forças de segurança e educação da capital como o Comandante-geral da PMDF, Coronel Klepter; a Comandante-geral do CBMDF, Coronel Mônica Mesquita; o Diretor-geral do Detran-DF, Marcelo Portela e o Delegado-Geral adjunto da PCDF, Benito Tiezzi.

Canais de denúncia:

pcdf.df.gov.br delegacia eletrônica
E-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
WhatsApp: (61) 98626-1197
Telefone: 197 opção 0
Emergência: 190
Batalhão Escolar: (61) 99968-8950

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE