Em meio a muita poeira e entulhos, moradores e comerciantes reclamam da demora na entrega das obras do Túnel de Taguatinga. Os serviços no local começaram em junho de 2020 e, desde então, várias datas foram divulgadas pelo Executivo local para a finalização: janeiro, junho e dezembro de 2022. Para João Batista, 47 anos, gerente de uma loja de música que fica bem próxima às obras, os impactos causados pelo fechamento da via foram enormes para quem tem comércio na região.
Saiba Mais
"Estamos com a loja há cerca de seis anos e, desde que a obra começou, nosso movimento caiu uma média de 60%", destaca. "O atraso na entrega das obras também fez com que muitas lojas, que costumavam chamar mais público para cá, fechassem", lamenta. "Se não fossem as vendas pela web, com certeza estaríamos fechando as portas, porque o público mesmo, está bem escasso", comenta João Batista.
O aposentado Volney Campos, 68, não teve a mesma sorte. Ele teve que fechar as portas de um comércio que tinha há 26 anos, por conta dos prejuízos causados pelas obras. "Praticamente 90% das lojas fecharam, porque o movimento diminuiu por conta da obra e eles não aguentaram pagar aluguel", afirma. "As obras mudaram o sentido do trânsito de muitas avenidas e afastaram os comerciantes", observa o aposentado. "Se não fosse minha aposentadoria, estaria passando fome", ressalta Volney.
Insegurança
Outro ponto abordado pelos entrevistados é a falta de segurança na região, conforme argumenta Volney Campos. "O baixo movimento, fez ficar mais perigoso", destaca. A fala do aposentado é reforçada pelo gerente João Batista. "O número de usuários de drogas aumentou por conta desse isolamento", reclama.
Na mesma perspectiva, a moradora Rose Mary Rodrigues Torres, 45, também notou o aumento da criminalidade na região. "Depois que colocaram essas placas de proteção a bandidagem aumentou muito", afirma. "Eu mesma sofri uma tentativa de assalto quando passava por aqui. O bandido estava com uma faca", lembra a autônoma.
Buracos
Outro problema nas regiões próximas à obra são os buracos. Umas das vias mais afetadas é que fica próxima à 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro). Dificuldade que afeta não só quem passa pelo local, mas os comerciantes da região, conforme relata Janaína Garcia Minasi, proprietária de um empreendimento localizado em frente a um dos inúmeros buracos da rua. Segundo a empresária, os buracos atrapalham, principalmente os clientes que tentam chegar até o comércio.
"Tem hora que o trânsito está pesado e, além do engarrafamento, os motoristas ainda precisam prestar atenção nos buracos", reclama. "Alguns comerciantes vizinhos chegaram até a colocar um cone para tentar ajudar quem passa por aqui. Só que alguns, mesmo assim, só conseguem ver quando está em cima e acabam caindo nos buracos", relata.
Falta de insumos
Em nota, a Secretaria de Obras (SODF) informou que a obra do Túnel de Taguatinga foi fortemente impactada com a falta de alguns insumos no mercado nacional, especialmente aço e concreto. A escassez de componentes eletrônicos no mercado mundial também impactou na entrega das obras, segundo a pasta. "Isso impacta diretamente na entrega da obra, uma vez que somente será possível a liberação do tráfego de veículos com todos esses equipamentos em pleno funcionamento", destacou a nota. De acordo com a SODF, a obra encontra-se 96% concluída e o túnel será liberado para o tráfego de veículos no dia 21 de abril, aniversário de Brasília.
Sobre os problemas de insegurança na região, a Polícia Militar do DF informou, por meio de nota, que os cidadãos devem acionar o 190 e reiterou a necessidade do registro do boletim de ocorrência, visto que o policiamento é distribuído conforme a mancha criminal. "Ressaltamos que os policiais militares trabalham 24h por dia, por meio de escalas, não ficando, portanto, nenhum período do dia sem policiamento", destacou a corporação. "Informamos ainda que novos policiais militares foram distribuídos em todas os batalhões, inclusive em Taguatinga, o que contribuiu com o aumento do efetivo na região", ressaltou o texto enviado pela PMDF.
Em relação aos buracos nas vias da região central, a Administração Regional de Taguatinga informou ao Correio que o serviço de reparos no asfalto das pistas começou na terça-feira, na C3, e logo chegará ao centro da cidade, porém, não deu uma data precisa.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.