Justiça

DF terá espaço onde TJDFT, MPDFT e Defensoria promoverão mediação para quem não pode pagar custas de processo

O Espaço Conciliar será inaugurado nesta quarta-feira (12/4) com o objetivo de promover o acesso a uma Justiça mais eficiente para a população

Correio Braziliense
postado em 11/04/2023 21:03 / atualizado em 12/04/2023 10:00
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Nesta quarta-feira (12/4), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) , o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) vão inaugurar o Espaço Conciliar, um local que será destinado à população do DF — especialmente para pessoas de baixa renda que não têm condições de arcar com as taxas e custas exigidas para a tramitação de um processo judicial. O espaço será no Edifício Juiz de Direito Josué Ribeiro de Sousa, na Quadra 909 do SGAN, e será voltado para solucionar diversas questões, por meio de mediação e conciliação.

De acordo com o TJDFT, o objetivo é promover o acesso a uma Justiça mais eficiente ao cidadão, além de consolidar uma cultura de estímulo aos métodos consensuais de resolução de disputas, com a escuta e a participação das pessoas envolvidas.

A expectativa é que as demandas judiciais passem por uma triagem para identificar quais podem ser resolvidas sem a interposição de ação judicial e encaminhadas para audiências de mediação ou conciliação pré-processuais no local e gratuitas. O atendimento será feito das 8h às 18h, em dias úteis.

Com informações do TJDFT

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE