CÂMARA LEGISLATIVA

Augusto Heleno comunica a CPI da CLDF que quer ser ouvido sobre atos golpistas

O general sinalizou ao presidente da CPI, Chico Vigilante (PT) que está disposto a falar, e que estaria animado com a possibilidade

Pablo Giovanni
postado em 11/04/2023 19:36 / atualizado em 11/04/2023 19:37
 (crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)
(crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Augusto Heleno, general e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comunicou a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que vai comparecer a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos.

Heleno sinalizou ao presidente da CPI Chico Vigilante (PT) que está disposto a falar, e que estaria animado com a possibilidade. O general sinalizou a CPI que pode comparecer a CLDF em 19 de abril. Vigilante concordou com a data.

O calendário traz, também, a oitiva de outros generais do Exército. Entre eles, estão o general Gustavo Henrique Dutra, conhecido como general Dutra, que exercia o cargo de comandante militar do Planalto durante os ataques de 12 de dezembro e 8 de janeiro.

Ele foi citado pelo ex-comandante do Departamento de Operações (DOP), Jorge Eduardo Naime, por ter proibido a entrada da PMDF no acampamento do Quartel-General do Exército após os atos do dia 8. Dutra foi convidado — e portanto não é obrigado a comparecer.

PMs

O calendário definido prevê, além dos dois, o depoimento de policiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Um dos exemplos é a subsecretária de Operações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), coronel Cíntia Queiroz. Ela foi responsável pela reunião da elaboração do Protocolo de Ações Integradas (PAI) dos atos do dia 8 de janeiro. A CPI pretende ouvi-la em 27 de abril.

O ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira, será ouvido pelos parlamentares em 11 de maio. Ele era responsável pelo comando da corporação nos ataques aos Três Poderes. Para a próxima quinta-feira (13/3), está previsto ouvir o empresário Adauto Lúcio de Mesquita.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE