A tradicional Via Sacra de Planaltina, no Morro da Capelinha, começou por volta das 15h desta sexta-feira (7/4). Às 16h, foi iniciada a caminhada rumo ao alto do morro.
Milhares de fiéis acompanham, passo a passo, a via crucis de Jesus Cristo, desde a sua prisão, passando pelo julgamento, até a crucificação.
- Conheça sobre os atores que vão encenar a Via Sacra hoje em Planaltina
- De joelhos ou a pé, cristãos sobem o Morro da Capelinha para pagar promessas
- Comerciantes esperam lucrar com vendas de produtos no Morro da Capelinha
A chuva fina que vai e volta ao longo da tarde não espanta o público. O ano 2023 completa cinquenta vezes em que o Grupo Via Sacra de Planaltina leva para a comunidade a encenação que retrata o Calvário de Jesus. Um telão transmite toda a encenação aí vivo para aqueles que não querem ou não podem acompanhar todo o espetáculo.
É o quarto ano em que Raphael Soares, 32, vai assistir à Via Sacra do Morro da Capelinha. "É um momento único para nós, cristãos. A Semana Santa é o momento mais esperado, quando sentimos o sofrimento que Jesus passou para nos salvar", diz o cirurgião-dentista. Católico, há três anos o devoto decidiu gravar permanentemente a cena em que Cristo é crucificado. A tatuagem cobre o ombro direito e parte do braço de Raphael. "É a minha homenagem a Jesus", explica.
Estrutura
A apresentação deve seguir até após as 20h. No local, postos de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e da Polícia Militar (PMDF) fazem a segurança dos fiéis no local. Os bombeiros informaram que, até o momento, não houve ocorrências mais graves, apenas três atendimentos a fiéis com queda de glicemia e desidratação.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) montou locais onde os visitantes podem beber água potável. Também há locais de venda de alimentos e bebidas.
Aguarde atualizações.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.