O crescimento de casos envolvendo furto e roubo de aparelhos celulares não causa surpresa. São duas as possíveis explicações para o aumento dos registros. A primeira se refere ao incremento tecnológico, que hoje permite ao titular do aparelho emitir alertas e acompanhar a localização, por georreferenciamento, do aparelho. Isso tem incrementado as notificações de furtos e roubos, porque a recuperação dos aparelhos subtraídos se tornou mais facilitada. Com a possibilidade concreta de recuperação do aparelho subtraído, as vítimas têm apostado na formalização do registro da ocorrência para, então, provocarem a apreensão e restituição do aparelho. A segunda explicação diz respeito aos crimes de oportunidade: em geral, a subtração do dispositivo móvel se dá em locais de ampla circulação de pessoas, o que voltou a ocorrer com o fim das restrições impostas pela pandemia da covid-19. Isso implicou no crescimento dos casos noticiados de furtos e roubos de aparelhos celulares.
Antônio Suxberger, especialista em segurança pública e professor de direito do CEUB
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.