A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (4/4), em primeiro turno, o chamado "trem da alegria", que altera a nomenclatura de cargos da Casa, elevando o status de cargos de ensino fundamental para médio, médio para superior. A matéria foi chancelada a toque de caixa, passando pelas comissões em plenário.
A pauta foi aprovada juntamente com proposição similar enviada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A medida, segundo o projeto, tem por objetivo corrigir problemas com desvios de funções, uma vez que alguns servidores com menor instrução, no que diz respeito aos seus cargos de origem, realizam funções de maior escolaridade.
A diferença entre as duas, segundo os próprios servidores, é que a matéria enviada pelo TCDF conta com o detalhamento de funções que podem ser exercidas pelos servidores da Casa de Contas. Por sua vez, a proposta da Câmara Legislativa prevê que as atribuições serão definidas posteriormente pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH).
A medida é criticada por servidores de cargos de nível superior, que informam que — autorizando a mudança, mesmo não estando, neste momento, previsto no projeto —, futuramente, os servidores alçados poderão requisitar salários compatíveis.
Saiba Mais
- Cidades DF Reajuste de servidores e comissionados é aprovado em primeiro turno
- Cidades DF Viagens e baladas: grupo lucra quase R$ 3 bilhões com golpes em idosos
- Cidades DF Torres troca de defesa e Moraes autoriza acesso de novos advogados em inquérito
- Cidades DF Pernambucano que comandava empresa de cervejas adulteradas é preso no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.