CLDF

Iges-DF vai prestar contas aos deputados distritais pela primeira vez

O instituto nunca se apresentou nas prestações de contas da Saúde. Segundo a deputada Paula Belmonte, presidente da Comissão de Transparência da Casa, a ideia é que isso ocorra na primeira quinzena de maio

Arthur de Souza
Suzano Almeida
postado em 04/04/2023 18:27 / atualizado em 04/04/2023 18:27
 (crédito: Victoria Duarte)
(crédito: Victoria Duarte)

Durante a sessão na Câmara Legislativa (CLDF) que discute o aumento dos servidores públicos e dos cargos comissionados do GDF, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) revelou que, pela primeira vez, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) vai prestar contas na Casa.

Segundo a distrital, que é presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC),  foi aprovado um requerimento para que haja essa prestação do instituto na primeira quinzena de maio.

Ao Correio, a parlamentar disse que existe uma obrigação, por parte da Secretaria de Saúde (SES-DF), de fazer uma prestação de contas com a comissão da CLDF, a cada quatro meses. "Só que o Iges nunca participou dessa prestação. Agora, o instituto nos respondeu e disse que sua prestação acontece em momentos diferentes", explicou Belmonte.

Por isso, a deputada revelou que, somente no que se refere ao último quadrimestre de 2022, o Iges-DF vai prestar contas de forma separada da Secretaria. "Mas, para os quatro primeiros meses de 2023, a ideia é que tudo volte ao que seria o normal, com as duas prestando contas à comissão de forma conjunta", esclareceu a presidente da CFGTC, ressaltando que isso deve acontecer em setembro.

Paula Belmonte lembrou que, somente em 2022, o Iges-DF recebeu R$ 1,2 bilhão. "Não temos a prestação de contas desse dinheiro. Queremos saber o que está sendo feito com ele", comentou.

"Existem informações de que servidores constam na folha de pagamento, mas não estão indo trabalhar (servidores fantasmas)", alertou a distrital. "Queremos transparência! É muito dinheiro! Estamos do lado da população e da transparência da utilização do dinheiro público", ressaltou a deputada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE