Palavra de especialista

Benefícios nutricionais

Por Bruno Rua, nutricionista

Correio Braziliense
postado em 01/04/2023 06:00 / atualizado em 01/04/2023 15:41
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

» Soja

De acordo com o nutricionista Bruno Rua, a soja é uma leguminosa extremamente versátil, sendo consumida em todo o mundo. "Temos uma enorme lista de alimentos produzidos à base de soja, entre eles: leite, tofu, tempeh, concentrados proteicos, fibras, farinhas, queijo, iogurte e óleo", explica o profissional. Entre os principais benefícios nutricionais dos alimentos à base de soja está a elevada concentração de proteínas, sendo especialmente importante na dieta de veganos e vegetarianos.

A soja é rica em gorduras poli-insaturadas, útil para reduzir triglicerídeos e o LDL (colesterol ruim). "É muito rica em fibras, proporcionando saciedade, ajudando a manter a glicemia em níveis adequados e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, também é rica em vitaminas do complexo B e minerais essenciais para nossa saúde, como ferro, cálcio e zinco", esclarece Bruno. 

Trigo

O trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). "É uma das principais fontes de carboidratos na dieta humana, sendo utilizado para produzir diversos alimentos, entre eles: pães, massas, bolos, cervejas, bebidas destiladas, farinhas e seitan", comenta o nutricionista Bruno Rua.

Entre os benefícios nutricionais do trigo, além de fornecer energia para as atividades, o grão apresenta elevada quantidade de fibras, boa quantidade de proteínas e boa concentração de vitaminas do complexo B, ferro e zinco.

"É importante lembrar que nem todos os alimentos feitos à base de soja e trigo são iguais em termos nutricionais. Alguns processados podem conter aditivos, açúcares e gorduras adicionadas. Por este motivo, a melhor opção é escolher entre os alimentos minimamente processados ou integrais", finaliza Bruno.

Por Bruno Rua, nutricionista

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE