Um recém-nascido morreu em decorrência de um surto gripal no Lar da Criança Padre Cícero, em Taguatinga. Sete outras crianças da instituição também apresentaram problemas respiratórios e foram internadas. Na terça-feira (28), a 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ) foi comunicada pelo abrigo sobre o óbito do bebê. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica foi notificado e está ciente do surto de síndrome gripal no abrigo, e a Secretaria de Saúde do DF afirma que a equipe da UBS 1 de Taguatinga em conjunto com a vigilância epidemiológica para contenção da transmissão dos vírus respiratórios organizam ações para prevenção de novos casos.
Após o ocorrido, a 1ª Vara da Infância e Juventude (VIJ), junto a representantes do MPDFT, SEDES-GDF e a profissionais de saúde do GDF, tiveram uma reunião com a equipe técnica e dirigente da entidade para decidir as providências a serem tomadas para restabelecer a preservação da saúde das crianças. Na quarta-feira (29), profissionais da UBS 1 fizeram uma visita ao abrigo para acompanhar a situação e realizar orientações preventivas. A Secretaria de Saúde informou que todas as crianças do abrigo que apresentam sintomas respiratórios já estavam sendo acompanhadas pela equipe da UBS.
Os casos leves estão sob acompanhamento da equipe médica e de enfermagem da UBS 1. Já os moderados, graves e que necessitam hospitalização foram encaminhados para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A 1ª VIJ foi informada de que as sete crianças internadas estão estáveis, e de que se trata de um surto de VSR (Vírus Sincicial Respiratório), que acomete crianças pequenas. Contudo, a causa da morte do bebê não foi oficialmente confirmada. Cinco crianças permaneceram isoladas na instituição sob os cuidados dos profissionais e acompanhamento da equipe médica.
Em contato, o Lar da Criança Padre Cícero informou que na sexta-feira (31), a diretora geral da instituição teve uma reunião com o juízo da Vara da Infância sobre o caso.
A SES-DF adiantou para essa sexta-feira (31) o início da campanha de vacinação contra a influenza para as crianças de 6 meses a 5 anos. Segundo dados disponibilizados pela secretaria, o Distrito Federal conta com 216.544 crianças nessa faixa etária. A partir de segunda-feira (3), as unidades básicas de saúde também oferecerão a imunização, e a lista dos pontos de vacinação estão disponíveis aqui:
* Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado