Uma grilagem de terra foi impedida de continuar, nessa terça-feira (28/3), na rua 9 de Vicente Pires, após ação da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal). O local, que tinha um novo portão erguido, havia sido alvo de ação da pasta no ano passado.
Em alguns locais da ação de parcelamento irregular do solo, o meio-fio estava instalado. Com a ajuda da Polícia Militar do DF (PMDF) e da Polícia Civil (PCDF), uma retroescavadeira, cerca de dez sacos de cimentos e outros materiais de construção foram apreendidos.
Tudo que estava erguido foi desconstituído, e as pessoas que estavam trabalhando na obra foram conduzidas à Delegacia do Meio Ambiente (Dema). A ação ocorreu dentro do protocolo das ações de pronto emprego da DF Legal. Essa medida é colocada em prática quando o tempo de resposta para combate da irregularidade é imediato.
Essas operações são destinadas ao combate de invasões em fase inicial ou que necessitem de emprego de baixa logística operacional. Nos primeiros dois meses de 2023, a pasta fez 151 operações para combater o uso irregular do solo e conseguiu êxito em acabar com invasões em mais de 100 hectares de terra.