Jornal Correio Braziliense

Recuperação

Menino picado por escorpião no DF passa por cirurgia para melhorar alimentação

Thomas Caitano, 2, passou por cirurgia, nesta terça-feira, para fixar sonda alimentar para comer sem riscos ao pulmão. O menino foi picado por escorpião na madrugada do réveillon e segue internado em UTI. Segundo a mãe, já foram cerca de 20 procedimentos cirúrgicos

Picado por um escorpião na noite de réveillon, em Arniqueira, o menino Thomas Caitano, de 2 anos, passou por mais uma cirurgia, nesta terça-feira (28/3), no hospital particular de Águas Claras onde está internado na unidade de terapia intensiva (UTI).

Os médicos realizaram uma gastrostomia, que se trata da fixação de uma sonda para que o menino se alimente sem risco de algo ir para o pulmão enquanto ele não reaprenda totalmente a engolir. Segundo a mãe dele, Adriana Caitano, 36, os médicos também corrigiram uma hérnia umbilical da criança.


"Não foi tão rápido e tranquilo como se esperava, mas deu tudo certo. Tentamos fazer as contas e já foram uns 20 procedimentos cirúrgicos este ano", informa Adriana Caitano. De acordo com ela, essa é a última etapa para o menino receber alta e voltar para casa.

Adriana acrescenta que, depois de ficar estável e adaptado ao novo mecanismo, a equipe médica vai pedir um atendimento em home care ao pequeno Thomas. "Aí será o tempo do plano de saúde escolher a empresa, ver adaptações na nossa casa e definir os profissionais. Esperamos que em até três semanas tudo se resolva", explica a mãe.

A criança passou por dez acessos venosos profundos, no pescoço e no começo da perna, para colocar medicamentos. Várias cirurgias delicadas para colocar e tirar a oxigenação por membrana extracorpórea, hemodiálise e diálise peritoneal.

Na cabeça, foram quatro cirurgias no menino, com acessos diferentes para a sonda externa pra drenar o líquor e a inclusão da DVP, a mesma sonda que drena internamente para o intestino. A equipe médica também mexeu na ferida das picadas para tirar a parte necrosada. Inclusive, a cicatrização está ocorrendo bem.

Em nota divulgada nas mídias sociais, Adriana diz que a ansiedade ainda ronda a família. "Lembrar do passado e pensar no futuro dói. Por isso é que o presente é nosso maior aliado. Mais um dia de vida, de vitória. Seguimos extremamente gratos por sermos pais dessa criança tão maravilhosa e forte e por ele continuar aqui, inundando nosso coração de tanto amor!", emociona-se.

Ela cita as pessoas que torcem pela melhora de Thomas, enviando boas energias, orações e doações. "Vocês são incríveis!", finaliza a mãe. O menino ganhou mais um ursinho de pelúcia da mesma cirurgiã da traqueostomia, com uma pequena sonda de gastrostomia na barriga.