O Museu Vivo da Memória Candanga realiza o evento gratuito Viola em Canto de Mulher, encontro de violeiras que incentiva e reconhece a presença feminina na cultura e música caipiras. Nos dias 30 e 31 de março, e também em 1 e 2 de abril, no Núcleo Bandeirante.
Em sua quarta edição, Viola em Canto de Mulher conta com uma especial homenagem ao duo As Galvão, formado por Mary e Marilene Galvão, que eternizaram a clássica canção Beijinho Doce. A dupla teve mais de mil músicas gravadas ao longo de mais de sete décadas de carreira.
A participação é aberta mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, entregue em troca de um ingresso durante os dias de evento, com limite de 700 convites.
Além da música, as atividades incluem rodas de conversa, com participação das violeiras convidadas. Para discutir temas como a construção de políticas públicas para construir novos espaços, valorizar o protagonismo feminino e refletir sobre a preservação e valorização da música caipira. Além de feira de artesanato e almoço com comida caipira.
O Museu Vivo da Memória Candanga é localizado no Setor JK Lote D do Núcleo Bandeirante. O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Clube Do Violeiro Caipira.
Atrações
As atrações do evento incluem mais de 30 artistas da capital federal, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais no palco.
A noite de abertura(29/3), presenteia o público com apresentações da violeira Dayane Reis (DF), da solista Mayara Góis (SP) e Bete Silva com o Coral Habeas Cantus (DF). O encerramento da noite fica por conta da solista Juliana Andrade e suas filhas Lívia e Lavínia, de São José do Rio Preto (SP).
Na noite seguinte, sobem ao palco a violeira, compositora e produtora Karen Parreira (DF), Karoline Violeira, compositora e catireira de Botucatu (SP), as irmãs Lizandra e Victória, de Nova Odessa (SP) e Mary Galvão e Mário Campanha, dupla formada pela célebre Mary Galvão, que formou a dupla "As Galvão" com sua irmã Marilene, falecida em agosto do ano passado, e seu marido, o maestro Mário Campanha.
Carol Carneiro (DF) dá início a programação de sábado(1/4), seguida pela dupla cuiabana Maisa e Amarilis, Priscilla e Geisa Helena, dupla de mãe e filha, mineiras de Uberlândia. A noite finaliza com a violeira Adriana Farias, de São Paulo, famosa por participações em grandes bandas e gravações com renomados artistas, com 40 anos de carreira.
No domingo, último dia do evento, os shows começam às 11h com a jovem violeira Gaby Viola (DF), o Trio Viola com Elas, formado por Vitória da Viola, Mel Moraes e Carol Viola, do interior de São Paulo, que traz a junção das duas vertentes: o tradicional e o contemporâneo, além da violeira Jucimara Lins (SP).
A dupla Leyde e Laura (SP), com 25 anos de carreira, encerra o evento. Na data, o público também poderá participar de um almoço caipira, trazendo o famoso Costelão de Chão e a Queima do Alho, símbolos da culinária caipira.
Programação
Quinta-Feira - 30/03
19h - Roda De Prosa – Presencial e Online.
20h – Apresentações Musicais
Dayane Reis
Mayara Góis
Bete Silva e Coral Habeas Cantus
Juliana Andrade e as filhas Lívia e Lavínia - Show Em Família
Sexta-Feira - 31/03
19h Roda De Prosa – Presencial e Online.
20h – Apresentações Musicais
Karen Parreira
Karoline Violeira
Lizandra e Vitória
Meyre Galvão e Mário Campanha
Sábado - 01/04
19h - Roda De Prosa – Presencial e Online.
20h – Apresentações Musicais
Carol Carneiro
Maisa e Amarilis
Priscilla e Geisa Helena
Adriana Farias
Domingo - 02/04
11h – Apresentações Musicais
Gaby Viola
Trio Viola com Elas
Jucimara Lins
Leyde e Laura
Rodas de Prosa
Exposição “Mulheres Violeiras do Brasil”
Feira de Artesanato
Praça de Alimentação com Comidas Típicas - "Culinária Regional”
Estagiário sob supervisão de Márcia Machado*