A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião voltou a oferecer atendimento pediátrico. A região foi selecionada por ter alto volume de procura por essa especialidade. Dos 16 profissionais da área que compõem a equipe 24h da unidade, 12 estão escalados. Outras quatro vagas ainda estão em fase de seleção de pessoal.
É previsto que o atendimento pediátrico funcione em período integral, com ao menos dois pediatras nas escalas de plantão. Na UPA de São Sebastião os profissionais são muito procurados por famílias em busca de ajuda para crianças com problemas respiratórios. Somente nessa última quinta-feira (23/3), foram 69 atendimentos para essa parcela do público.
Por determinação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), outras unidades também deverão estabelecer esse tipo de atendimento. A previsão é de que a próxima a receber pediatras seja a do Recanto das Emas, com a seleção de mais 16 profissionais.
Vírus respiratório
A alta na procura por pediatras na capital se deve a um período de sazonalidade de outono e inverno, em que há grande disseminação de vírus respiratórios que atingem crianças com menos de dois anos. Isso faz com que aumentem também os casos de asma e bronquiolite.
Em caso de problemas respiratórios em crianças, é recomendável que os pais busquem atendimento médico. Se houver também sonolência excessiva, recusa alimentar, alteração na pele ou de comportamento e febre persistente por mais de 72 horas, é preciso procurar um pronto-socorro.
Crianças que apresentarem sinais de alarme devem ficar em casa, em isolamento. Os pais também devem ficar atentos com o aumento da hidratação e intensificação na higiene nasal dos pequenos. Ainda é necessário dobrar os cuidados quanto aos uso de máscara, alimentação saudável, ingestão de líquidos e vacinação.