Um coronel do Exército, de 47 anos, foi vítima de injúria racial após uma discussão no trânsito, no Sudoeste. O episódio foi registrado em vídeo pela filha do servidor público e obtido pelo Correio. Em depoimento, o homem contou que recebeu xingamentos, como "preto seboso".
Investigadores da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) identificaram o suspeito, de 69 anos, que pode responder criminalmente por injúria racial.
O fato ocorreu no fim da tarde dessa quinta-feira (23/3), entre as quadras 102 e 103 do Sudoeste. O coronel estava na companhia da filha em um carro. Os dois saíam do Parque da Cidade para pegar a via de acesso da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e, depois, fazer o retorno para subir ao Sudoeste.
Foi neste momento, segundo ele, que o condutor de um Peugeot branco o fechou, parou o veículo e fez um gesto de banana, um sinal de arma com os dedos e o xingou de "preto seboso".
A filha do coronel passou a filmar as ações do agressor, momento em que ele abaixou o vidro do carro e começou a fazer gestos com a mão, passando a mão no braço para mostrar a cor e gesticulando a mão à frente do rosto, como se quisesse espantar um "mal cheiro".
O caso é investigado pela 3ª DP. Segundo o delegado-adjunto da unidade policial, Douglas Fernandes, foi instaurado um inquérito e o suspeito pode responder por injúria racial.