Nesta sexta-feira (24/3), dois criminosos, de 20 anos, foram presos na Vila Planalto, Distrito Federal, e na cidade de Santa Rita de Cássia, interior da Bahia, por furtar cabos de transmissão. O terceiro envolvido no crime é considerado foragido.
A Operação Cobre Sujo visa reprimir atos praticados por criminosos que são investigados pela prática dos crimes de associação criminosa e furto de cabos de energia e transmissão.
Outros integrantes dessa quadrilha já haviam sido presos em 2 de março deste ano, ao serem flagrados roubando aproximadamente 500kg de cabos de energia/transmissão.
A operação faz parte de um protocolo estabelecido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que tem como intuito a implementação de ações de combate aos crimes de furto e receptação de cabos de cobre, usados em sistemas de energia e transmissão. Caso sejam condenados, os investigados podem cumprir até 10 anos de prisão.
A PCDF reafirma a importância do combate aos crimes de furto e receptação de cabos de energia/transmissão e incentiva à população do DF a continuar denunciando a prática ilegal pelos canais disponíveis, em especial o disque denúncia, 197.
*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco