Para capacitar profissionais carnavalescos de Brasília, um projeto oferece oficinas de ateliê para confecção de figurinos de escolas de samba. A iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) tem objetivo de formar profissionais com técnicas específicas do universo das escolas de samba. O projeto ocorre de 21 a 31 de março deste ano na sala Faiga Osteower do Espaço Cultural Ibero-Americano.
A proposta estimula o passo a passo da indústria criativa de um ateliê, começando na aramagem e terminando nos finos acabamentos da fantasia. Uma equipe de carnavalescos do Rio de Janeiro está em Brasília para dar essas aulas. Entre eles, o premiado Milton Cunha, junto com outros professores com experiência na área.
O objetivo da Secretaria de Cultura é proporcionar uma convivência direta e contribuir com o engrandecimento do carnaval do DF. Esta vivência também busca capacitar os alunos a desenvolver produtos de artesanato carnavalesco (bonecas, chaveiros, bonés e cabeças) para a venda dessas lembranças em boutiques nas quadras de ensaio e lojas de aeroporto e shoppings.
Geração de emprego e renda
Segundo a pasta, esta ação visa gerar trabalho e renda para artistas, oficineiros, profissionais de Recursos Humanos e parte artística. O projeto visa manter a cultura em evidência, promover ações de sensibilidade sobre os portadores de necessidades especiais e difundir práticas sociais para a comunidade.
A oficina pretende valorizar os artistas do DF, fomentar as atividades culturais, gerar trabalho e renda aos profissionais da cultura. Além disso, facilita o acesso aos bens e serviços culturais, contribui para o mercado da economia criativa local.
Serviço
Oficina de Confecção de fantasias
Data: de 21 a 31 de março
Horário: das 14h às 22h
Local: Espaço Cultural Ibero-Americano, sala Faiga Osteower
Entrada: gratuita