Jornal Correio Braziliense

AUXÍLIO A DETENTOS

Presos provisórios da Papuda recebem assistências jurídica e psicossocial

O Centro de Detenção Provisória II, localizado na Papuda, vai receber nesta quinta-feira (23/3) e sexta-feira (24/3) mutirão carcerário com auxílio auxílio jurídico e assistência psicossocial para os internos e seus familiares

Os presos provisórios do Centro de Detenção Provisória II, do Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião, receberão serviços de auxílio jurídico e assistência psicossocial em mutirão carcerário realizado pela Defensoria Pública nesta quinta-feira(23/3) e sexta-feira(24/3).

A ação será realizada por meio da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante e tem previsão de auxiliar cerca de 400 detentos durante os dois dias de assistência. Os serviços de atendimento psicossocial incluem contato e reconstrução de laços com a família, medicamentos e esclarecimento sobre tratamento contra vícios. A assistência jurídica atuará na prestação de informações sobre processos, como a situação atual, qual crime responde, se foi sentenciado, se está em recurso, entre outros.

Segundo Gabriel Morgado, o Chefe do Núcleo de Assistência Jurídica das Audiências de Custódia e da Tutela Coletiva dos Presos Provisórios da DPDF, os familiares dos presos também recebem atendimentos.

Morgado também explica que a ação é devido ao recente aumento da população de presos provisórios na unidade prisional, com a chegada dos internos dos atos antidemocráticos dias 8 de janeiro. Ele afirma que o foco da ação é garantir a informação processual a cada interno do Centro de Detenção Provisória II.

 

 *Estagiário sob supervisão de Márcia Machado