Jornal Correio Braziliense

Votação

Eleições do Sinpol-DF serão definidas em segundo turno

Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal terá segundo turno das eleições para diretoria executiva após nenhuma das chapas vencerem no primeiro turno. Nova fase será em 31 de março

A eleição para o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) terá segundo turno. A decisão vai para nova rodada porque nenhuma das chapas que concorriam ao comando da entidade alcançaram maioria mais um dos votos no pleito. A segunda fase das eleições será em 31 de março.

Na primeira fase, as chapas 10 — "União e Luta" — e 50 — "Interlocução e Luta" — tiveram, respectivamente, 1.123 e 706 votos e seguem na disputa. A chapa 20 teve 517 votos, seguida pela 30, com 233, e 40, com 162 votos. Brancos e nulos somaram 37.

O que ficou definido em primeiro turno, ocorrido na última sexta-feira, foi a escolha do conselho fiscal, após a apuração dos votos eletrônicos e em trânsito realizada pela Comissão Eleitoral do sindicato. A votação ocorreu no Clube da Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (Agepol).

Por 1.450 votos a 802, a chapa 111 foi reeleita para fiscalizar a gestão patrimonial e financeira da entidade pelo próximo triênio (2023 a 2026). Brancos e nulos somaram 526. Representantes das chapas puderam acompanhar toda a ação, que também foi registrada em vídeo.

O primeiro turno contou com a participação de 2.778 policiais civis sindicalizados. A votação ocorreu por meio de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que cedeu urnas eletrônicas e de lona para a realização das eleições.

Entre os componentes da chapa reeleita para o Conselho Fiscal, os titulares são os seguintes: Jonilson Augusto Valente Santana; João Batista Diniz; Rui Carneiro de Oliveira; Hermes Teodoro de Azevedo; e Pedro Sergio da Silva. Os suplentes definidos foram Sônia Mara Christiansen e Paulo Giovani Noia Rodrigues.

A entidade

O Sindicato de Policiais Civis do DF é o primeiro sindicato da categoria e o segundo de servidores públicos no país e contribuiu para a implementação de entidades sindicais em outros estados. A entidade atua na coordenação, defesa e representação legal dos agentes de polícia, escrivães de polícia, agentes policiais de custódia, peritos criminais, peritos médico-legistas e papiloscopistas policiais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.