A eleição para o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) terá segundo turno. A decisão vai para nova rodada porque nenhuma das chapas que concorriam ao comando da entidade alcançaram maioria mais um dos votos no pleito. A segunda fase das eleições será em 31 de março.
Na primeira fase, as chapas 10 — "União e Luta" — e 50 — "Interlocução e Luta" — tiveram, respectivamente, 1.123 e 706 votos e seguem na disputa. A chapa 20 teve 517 votos, seguida pela 30, com 233, e 40, com 162 votos. Brancos e nulos somaram 37.
O que ficou definido em primeiro turno, ocorrido na última sexta-feira, foi a escolha do conselho fiscal, após a apuração dos votos eletrônicos e em trânsito realizada pela Comissão Eleitoral do sindicato. A votação ocorreu no Clube da Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (Agepol).
Por 1.450 votos a 802, a chapa 111 foi reeleita para fiscalizar a gestão patrimonial e financeira da entidade pelo próximo triênio (2023 a 2026). Brancos e nulos somaram 526. Representantes das chapas puderam acompanhar toda a ação, que também foi registrada em vídeo.
O primeiro turno contou com a participação de 2.778 policiais civis sindicalizados. A votação ocorreu por meio de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que cedeu urnas eletrônicas e de lona para a realização das eleições.
Entre os componentes da chapa reeleita para o Conselho Fiscal, os titulares são os seguintes: Jonilson Augusto Valente Santana; João Batista Diniz; Rui Carneiro de Oliveira; Hermes Teodoro de Azevedo; e Pedro Sergio da Silva. Os suplentes definidos foram Sônia Mara Christiansen e Paulo Giovani Noia Rodrigues.
A entidade
O Sindicato de Policiais Civis do DF é o primeiro sindicato da categoria e o segundo de servidores públicos no país e contribuiu para a implementação de entidades sindicais em outros estados. A entidade atua na coordenação, defesa e representação legal dos agentes de polícia, escrivães de polícia, agentes policiais de custódia, peritos criminais, peritos médico-legistas e papiloscopistas policiais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.