Com a volta de Ibaneis Rocha ao cargo de governador do Distrito Federal, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (15/3), o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos) foi um dos aliados que o visitou no escritório de advocacia, no centro de Brasília, para felicitá-lo. A volta ocorre após o afastamento devido aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. “Tenho certeza que isso não acontece, mas em Brasília é uma fatalidade que todos nós sentimos muito. O governador volta com força total. A população queria”, afirmou, na saída do encontro.
Para Gilvan, a vice-governadora, Celina Leão, fez um “grande trabalho” enquanto governadora em exercício. O encontro ocorreu após 60 dias sem contato entre os representantes do GDF. “Celina veio abraçá-lo, comemorou junto dele também. É uma aliada de primeira hora, uma mulher muito séria, determinada, que foi muito correta com o governador”, comenta.
Nos bastidores, a decisão foi uma surpresa para o governador, que recebeu, no escritório de advocacia, a visita de vários políticos aliados, como o ex-vice governador do DF e secretário de Relações Internacionais, Paco Brito, os deputados federais Cláudio Abrantes (MDB) e Gilvan Máximo (Republicanos), o deputado distrital João Hermeto Neto (MDB) e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior.
Decisão do STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, na tarde desta quarta-feira (15/3), que o governador Ibaneis Rocha retorne ao cargo. Ele estava afastado desde janeiro, quando ocorreram ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O magistrado seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR).
No documento do órgão, a volta de Ibaneis para o comando do Poder Executivo no DF não atrapalha o andamento das investigações sobre os atentados. A defesa de Ibaneis também sustentou no processo que o cliente, em nenhum momento, obstruiu o trabalho das demais autoridades ou facilitou a invasão de prédios públicos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.