Jornal Correio Braziliense

Pesquisa

IPEDF anuncia que será feita a Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas

Levantamento inédito irá mapear as necessidades de mão de obra, possibilitando o alinhamento das políticas de capacitação profissional com as demandas do setor em diversos segmentos

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) realizou, na tarde desta terça- feira (15/3), o lançamento da Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (PDAE) 2023. A pesquisa ouvirá empresas de todos os setores e tamanhos sobre a contratação e a capacitação de trabalhadores no Distrito Federal

A pesquisa inédita visa mapear as necessidades de mão de obra, possibilitando o alinhamento das políticas de capacitação com as demandas de habilidades das empresas. Para o diretor presidente do IPEDF, Manoel Barros, a pesquisa irá ajudar no mapeamento da qualificação profissional do Distrito Federal. “Vamos saber das necessidades, as tendências que vão ser atendidas, para orientar as políticas do governo na formação profissional”, explica.

Será realizado um levantamento das profissões potencialmente em falta no mercado de trabalho e análises das razões para se demitir e dificuldades ao contratar, especialmente em relação aos jovens. Além disso, a pesquisa calculará a quantidade de empresas que adotam algum regime de trabalho remoto.

Recursos humanos

Serão entrevistados os responsáveis pelas contratações e demissões nas empresas amostradas, sobretudo os chefes do setor de Recursos Humanos, os gerentes e/ou proprietários. A diretora de estatística e pesquisas socioeconômicas, Clarissa Schalabitz, diz que existe um desafio em conseguir informação da população. “É muito complicado a gente sensibilizar o empresário a responder os nossos questionários. A gente sabe disso do desafio, mas estamos bastante otimista que esse desafio vai ser superado”, explana.

Perguntas sobre faturamento, impostos, dados bancários da empresa e pessoal do respondente não fazem parte da pesquisa. As informações coletadas serão tratadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os resultados, sem a identificação das empresas, serão publicados para avançar nas discussões sobre o tema.

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.