Em comemoração ao Mês da Mulher, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) estará, na próxima quarta-feira (8/3) — Dia Internacional da Mulher — e quinta-feira (9/3), das 8h às 16h, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto para prestar atendimento jurídico ao público
“Esse é o momento de nos aproximarmos de pessoas que não conhecem ou não têm acesso aos serviços da Defensoria e da Justiça. Neste mês, estamos priorizando as mulheres, prestando orientação às vítimas de violência doméstica para encaminhá-las ao sistema judiciário”, disse Juliana Mendes, assessora da Coordenação de Atendimento Itinerante da DPDF.
O atendimento móvel levará os serviços da Defensoria a locais próximos de comunidades mais vulneráveis e com grande contingente populacional. Durante a ação, serão oferecidos serviços jurídicos como guarda, divórcio, pensão alimentícia e outras relacionadas ao Direito de Família.
A Coordenadora de Promoção de Defesa dos Direitos das Mulheres da DPDF e Defensora Pública, Antonia Carneiro, afirma que muitas mulheres vítimas de violência doméstica têm vergonha, sentem-se constrangidas e não sentem segurança para se dirigirem às instituições que as protegem, como delegacias da especilizadas em crimes contra mulher e demais órgãos. “Estamos aqui para nos aproximarmos dessas mulheres”, explicou.
O atendimento itinerante também aproxima a Defensoria de comunidades mais vulneráveis e, inclusive, esteve em Ceilândia no último sábado (4/3), também no intuito de prestar apoio à comunidade em geral. Dessa forma, todos os cidadãos podem acessar, de forma integral e gratuita, serviços jurídicos, psicossociais e de mediação.
Próximo atendimento intinerante
Vicente Pires
A Defensoria Pública do Distrito Federal fará atendimentos ao longo de todo o mês de março. A unidade móvel, por exemplo, estará no próximo sábado (11/3), a partir das 9h, na sede da Administração Regional de Vicente Pires.
Para ser atendido, o usuário deve comprovar estar em situação de vulnerabilidade e ter renda inferior a (5/3) cinco salários mínimos e se dirigir ao posto de atendimento da DPDF nas datas e horários corretos.
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.